Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Inicio
Números
Sobre la EMD
Presentación
Equipe Editorial
Contacto
Políticas
Acceso Abierto
Antiplagio
Archivando
Derechos de Autor
Equidad
Ética y Mejores Prácticas en Publicación
Privacidad
Retracción
Tasas
Indexadores
Envíos
Notícias
PPGE
Buscar
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 4 Núm. 10 (2020): ene./dic.
Vol. 4 Núm. 10 (2020): ene./dic.
Publicado:
2020-01-01
Expediente & Editorial
A revista Educação Matemática Debate
Gilberto Januario
1-21
PDF (Português (Brasil))
Artículos
Ensino de Matemática para surdos: mapeamento de pesquisas sobre resolução de problemas
Fabrício Andrade Pinheiro, Salvador Cardoso Silva Muniz, Jurema Lindote Botelho Peixoto, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
1-23
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
A reflexão sobre a prática e o discurso de professores: um estudo de caso
Ayrton Kriill, Rogério Ribeiro
1-15
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Perspectiva foucaultiana dos discursos em uma aula de Matemática: densidade demográfica
Cymone Martins Cotrim Teixeira, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão
1-13
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
O pensamento geométrico na licenciatura em Matemática: uma análise à luz de Duval e Van-Hiele
André Pereira Costa, Marilene Rosa Santos
1-20
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Educação Financeira: abordagem nos livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio
Vlademir Marim, Maxwell Gomes Silva
1-26
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Contribuições da Teoria dos Registros de Representação Semiótica para a análise do capítulo de funções de um livro didático
Izabella Batista Silva, Giovani Prando, Jorge Henrique Gualandi
1-16
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Lesson Study (Estudo de Aula) em diferentes países: uso, etapas, potencialidades e desafios
Grace Zaggia Utimura, Suzete de Souza Borelli, Edda Curi
1-16
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
Josué Antunes Macêdo, Isabela Cristina Soares Gregor
1-24
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Educação do Campo e Etnomatemática: uma articulação possível?
Shirley Patrícia Nogueira de Castro Almeida, Fabrício Mendes Antunes
1-23
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Conflictos semióticos relacionados con el intervalo de confianza en estudiantes de Bachillerato e Ingeniería
Antonio Francisco Roldán-López Hierro, Carmen Batanero, Rocío Alvarez-Arroyo
1-25
Redalyc (Português (Brasil))
PDF
Análise da compreensão de licenciandos em Matemática sobre o ensino via resolução de problemas
Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Érika Janine Maia Afonso Afonso, Marcelo Carlos Proença
1-23
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Modelagem na Educação Matemática para o desenvolvimento de conceitos de Análise Combinatória
Ticiano Azevedo Bastos, Milton Rosa
1-26
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Aprendizagem matemática através da elaboração de problemas em uma escola comunitária rural
Cidimar Andreatta, Norma Suely Gomes Allevato
1-23
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Modelagem Matemática: um olhar semiótico
Michele Regiane Dias Veronez, Carina Chulek
1-24
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Comunidade aprendente de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: uma experiência formativa
Simone Mumbach, Charles dos Santos Guidotti
1-23
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
A Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma experiência vivida
Cibelli Batista Belo, Dionisio Burak
1-22
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de probabilidade no Ensino Médio e a categorização dos erros apresentados pelos alunos
Sidney Leandro da Silva Viana, Claudia de Oliveira Lozada
1-28
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
O ensino de Matemática nos Anos Finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos?
Américo Junior Nunes da Silva, Ilvanete dos Santos de Souza, Idelma Souza da Cruz
1-19
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Modelagem Matemática na Educação Matemática e Formação Continuada de Professores: caminhos para o desenvolvimento profissional
Rosi Kelly Regina Marmitt, Danusa de Lara Bonotto
1-24
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Gramática da Matemática e seus usos
Marisa Rosâni Abreu Silveira
1-16
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica: ambiente para a comunicação dialógica
Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Luciano Lessa Lorenzoni
1-23
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Os saberes psi no discurso da Educação Matemática: repensando as práticas de memorização
Alice Stephanie Tapia Sartori, Claudia Glavam Duarte
1-21
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas na Educação: um panorama de pesquisas recentes
Carlson Guerreiro de Almeida, Larissa Pinca Sarro Gomes, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
1-18
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
.
Samuel Francisco Huf, Dionísio Burak, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
1-24
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Modelagem Matemática de transformações isovolumétricas: análise conforme a teoria de conciliação de metas
Bazilicio Manoel de Andrade Filho, Fábio José Rauen
1-26
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Uso de recursos didáticos em atividades de Modelagem Matemática: uma análise de relatos de experiência
Adriana Ferreira Mendonça, Hermínio Borges Neto
1-24
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Qual é a área máxima da casa? Um problema à luz da resolução de problemas mediada pela tecnologia
Dienifer Tainara Cardoso Lickefett, Ivanete Zuchi Siple, Elisandra Bar de Figueiredo
1-29
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Explorando conceitos estatísticos por meio da Modelagem Matemática: uma proposta para a Educação do Campo
Andressa Franco Vargas, Eleni Bisognin
1-24
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
As contribuições de um curso de Modelagem Matemática para a formação e atuação de professores que ensinam Matemática
Edyenis Rodrigues Frango, Marco Aurélio Kistemann Junior
1-25
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Para onde orientam estudos sobre Pensamento Algébrico e Lesson Study? Caracterização de pesquisas com professores dos anos iniciais (2009-2019)
Beatriz Sarto, Klinger Teodoro Ciríaco
1-29
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Progressão Geométrica através da Resolução de Problemas na Licenciatura em Matemática
Matheus Metz Correa, Fabiane Fabiane Cristina Höpner Noguti
1-26
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Interfaces entre Modelagem Matemática, Raciocínio e Pensamento Estatístico
Andréa Pavan Perin, Celso Ribeiro Campos
1-22
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Focos das pesquisas publicadas na CNMEM: Modelagem Matemática e GeoGebra
Jorge Ricardo Marques Correia, Wellington Piveta Oliveira
1-21
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Formação continuada de professores, desenvolvimento profissional e conhecimento matemático na Educação Infantil
Denise França Stehling, Keli Cristina Conti
1-27
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Un estudio sobre la identidad profesional de los futuros maestros de Matemáticas en la Práctica Curricular Supervisada
Cirléia Pereira Barbosa, Celi Espasandin Lopes
1-25
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Divisão de Números Naturais: do saber previsto ao saber efetivamente ensinado em classes do Ensino Fundamental
José André Bezerra da Cruz, Rosinalda Aurora de Melo Teles
1-26
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
A modelagem matemática como uma metodologia investigativa e crítica nas aulas de Matemática
Polyanna Possani da Costa Petry, Kátia Maria de Medeiros, Edna Lopes Hardoim, Débora Eriléia Pedrotti Mansilla
1-25
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Integrando saberes matemáticos a outros campos: contextos e resolução de problemas na formação de alfabetizadoras
Jozeildo Kleberson Barbosa, Maria da Graça Nicoletti Mizukami
1-21
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Modelado y Aprendizaje Móvil como un entorno para desarrollar contenido matemático y habilidades en la escuela secundaria
Neuber Silva Ferreira, Carlos Fernando Araújo Jr.
1-26
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Mapeamento das dissertações sobre Modelagem Matemática produzidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Moisés Ceni de Almeida, Leonardo Maricato Musmanno, Sérgio Gonçalves de Sousa
1-23
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Contribuições da metodologia Resolução de Problemas ao ensino-aprendizagem de divisibilidade: um estudo de caso
José Aparecido da Silva Fernandes, Lúcio Souza Fassarella
1-25
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
A Resolução de Problemas na formação inicial: compreensões de futuros professores de Matemática
Jossara Bazílio de Souza Bicalho, Norma Suely Gomes Allevato, José Fernandes da Silva
1-26
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
O que revelam as reflexões de futuros professores de Matemática sobre teoria e prática?
Edvanilson Santos de Oliveira, Patrícia Sandalo Pereira
1-19
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Conhecimentos necessários para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental
Adriana Fatima de Souza Miola, Talita Emily de Aguiar Lima
1-16
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Proximidades e convergências entre a Modelagem Matemática e o STEAM
José Ricardo Dolenga Coelho, Anderson Roges
1-23
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Investigación en la Formación de Maestros que Enseñan Matemáticas en EJA: consideraciones de tesis y disertaciones (1985-2015)
Emerson da Silva Ribeiro, Ingryd Luana Wonczak de Paula, Quézia Alves Andrade
1-26
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
La producción de textos en discursos de Modelización Matemática: posibilidades e implicaciones de las prácticas pedagógicas y la formación del professorado
Ana Virginia de Almeida Luna, Maiana Santana da Silva, Jesiane Souza de Jesus
1-19
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Discusión de una propuesta de doctorado profesionalizante en Educación Matemática
Eric Flores-Medrano, Lidia Aurora Hernández Rebollar, José Gabriel Sánchez-Ruiz
1-19
Redalyc
PDF
Apropriação de conceitos matemáticos na Educação Infantil
Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda, Antônio Villar Marques de Sá
1-23
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Permanência na Educação Superior Pública: um olhar de licenciandos em Matemática de duas universidades
Shila Antuanett Neciosup Salas, Luciane de Souza Velasque, Victor Augusto Giraldo, Wellerson Quintaneiro
1-25
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Reflexiones de los maestros de los primeros años sobre un proceso formativo en las Estadísticas
Célia Barros Nunes, Minervina Joseli Espíndola Reis, Célia
1-20
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
O ensino de Estatística apresentado nos materiais curriculares dos três primeiros anos do Ensino Fundamental
Priscila Bernardo Martins, Suzete de Souza Borelli, Edda Curi
1-24
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Uma metanálise de dissertações e teses brasileiras que utilizaram a teoria do Pensamento Matemático Avançado
Paulo Ferreira do Carmo, Sonia Barbosa Camargo Igliori
1-26
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Enseñanza de las Matemáticas a través de la contextualización y la investigación
Sandryne Maria de Campos Tiesen, Rafaele Rodrigues de Araujo
1-16
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Uma análise do conteúdo de transformações geométricas em livros didáticos do Ensino Médio
Paulo Henrique Souza Nakamura, Vinícius Pazuch
1-19
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Enseñanza de la Geometría con rimas: una acción formative
Edvonete Souza de Alencar, Aldrin Cleyde da Cunha, Janielle da Silva Melo da Cunha
1-14
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
El des-ligaje de la biopolítica para el re-ligaje en la Educación Matemática Decolonial Transcompleja
Milagros Elena Rodríguez
1-19
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática e Educação Financeira: uma integração possível no desenvolvimento da criticidade dos estudantes
Gabriela dos Santos Barbosa, Sr. Jerlan de Araújo, Ana Marlice Manhães Paes
1-25
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Las reflexiones de un taller para cambiar las concepciones de los profesores: un estudio en el contexto de materiales manipulados
Mylena Simões Campos, Jorge Henrique Gualandi
1-22
Redalyc (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
indexadores
Principais Indexadores
financiamento
Financiamento
Chamada 8/2023
Chamada 30/2023
grupo
EMD é editada por
Acessos
Acessos
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Número actual