Sobre a Revista

— FOCO E ESCOPO —

Educação Matemática Debate é uma revista científica editada pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat), vinculada ao Departamento de Ciências Exatas (DCEx) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Objetiva contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática e da Educação Matemática. Tem como propósito, ainda, divulgar processos e resultados de pesquisas e de experiências de práticas pedagógicas que tem como foco de análise as teorizações do campo da Educação Matemática.

O projeto editorial prioriza artigos científicos, inéditos no Brasil, da área de Educação Matemática e artigos que proponham diálogo entre essa área e outras correlatas. São aceitos artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas ou teóricas ou revisões críticas, sistemáticas e integrativas da produção científica e acadêmica da Educação Matemática. Publica-se textos em Português, Espanhol ou Inglês.

Também, a critério do Conselho Editorial, publica-se dossiês destinados à revisão de áreas e/ou à análise de questões emergentes da pesquisa educacional.

 

— PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES —

Os artigos submetidos à publicação serão enviados à apreciação de dois ou mais componentes do Conselho Científico ou do Comitê de Pareceristas ad hoc. A escolha dos pareceristas é feita pelos Editores considerando a abordagem do artigo submetido, a competência técnica específica dos pareceristas e a ausência de conflito de interesses. A avaliação é procedida por pares, em duplo cego, podendo resultar em três situações: Aceitar (publicação conforme apresentado); Revisões requeridas (com adequações); Submeter a nova rodada (novo processo de avaliação, por avaliadores diferentes); e Rejeitar (recusa para publicação).

Quando da submissão de artigos, os autores serão contatados após avaliação, sendo comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido e sobre o trâmite para publicação. Os Editores emitirão comunicado oficial (carta ou mensagem eletrônica específica) apenas quando o artigo submetido já tramitou e recebeu pareceres definitivos (aprovação ou reprovação).

 

— PERIODICIDADE —

A partir do volume 4, em 2020, Educação Matemática Debate passa a adotar a publicação contínua (rolling pass). Os manuscritos são publicados após sua aprovação e diagramação. O Expediente, contendo Sumário e Editorial, é publicado no fechamento do volume.

 

— POLÍTICA DE ACESSO LIVRE —

Educação Matemática Debate oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona maior democratização mundial da Ciência.

 

— PROGRAMA ANTIPLÁGIO —

EMD utiliza o CopySpider como programa de detector de plágio, objetivando testar conteúdos sob o crivo de existência de cópias indevidas. Um documento possui cópias indevidas quando adapta ou transcreve trechos de outros documentos sem apresentar citações de referências bibliográficas.