Modelagem Matemática: um olhar semiótico

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd.e202014

Resumo

O desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática a partir dos interpretantes produzidos por alunos de um primeiro ano do Ensino Médio é focalizado nesse texto à luz da teoria semiótica peirceana. A metodologia que subsidia o estudo realizado é de cunho qualitativo, já que temos por interesse discutir acerca dos signos produzidos pelos alunos ao longo do desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. Como resultados, ponderamos que o processo de geração de (signos) interpretantes depõe (des)conhecimentos dos alunos, seja sobre Matemática, seja sobre a situação e/ou problema que desencadeou a atividade de modelagem matemática em foco. Além disso, esse processo favorece uma dinamicidade na geração dos interpretantes, proporcionada devido ao uso do software GeoGebra e leva os alunos a assumirem atitudes autônomas ao longo do desenvolvimento da atividade de modelagem matemática.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Semiótica. Tecnologia. Interpretantes.

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Publicado

22-04-2020

Como Citar

VERONEZ, M. R. D.; CHULEK, C. . Modelagem Matemática: um olhar semiótico. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–24, 2020. DOI: 10.24116/emd.e202014. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1148. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Modelagem Matemática e Resolução de Problemas