Os reflexos de uma oficina na mudança das concepções de professores: um estudo no contexto dos materiais manipuláveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202059

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação continuada de professores que ensinam Matemática, Materiais Manipuláveis, Concepções

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo descrever quais as possíveis contribuições de uma oficina para as mudanças nas concepções dos professores acerca dos Materiais Manipuláveis no ensino de Matemática. Desenvolveu-se um trabalho de abordagem qualitativa com dez professoras que ensinam Matemática na Educação Básica, em uma escola públicaituada no município de Marataízes, no sul do estado do Espírito Santo. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida mediante dois questionários, uma oficina e análise dos dados coletados à luz dos teóricos abordados. Verificou-se que três professoras possivelmente mudaram as suas concepções. Das possíveis mudanças, duas se referem à finalidade de trabalhar com os materiais e a outra diz respeito à possibilidade de utilizar esses recursos na sala de aula.

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Publicado

23-11-2020

Como Citar

CAMPOS, M. S.; GUALANDI, J. H. Os reflexos de uma oficina na mudança das concepções de professores: um estudo no contexto dos materiais manipuláveis. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–22, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202059. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3148. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos