Modelagem Matemática na Educação Básica: um olhar para o currículo

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DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202024

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar formas de organização curricular que respaldam a implementação da Modelagem Matemática na Educação Básica. Nesse sentido, as questões norteadoras são: O que se mostra sobre a Modelagem Matemática na Educação Básica, em relação à organização curricular, em um conjunto de artigos analisados? Qual forma de organização curricular respalda as necessidades para a adoção da Modelagem Matemática na Educação Básica? No encalço dessas questões, realiza-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa a partir de artigos disponíveis nas bases Scopus, Scielo, Portal de Periódicos da CAPES, Web of Science e Science Direct. As análises evidenciam inquietações a respeito do currículo por autores que buscam utilizar a Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática. Os resultados apontam as teorias curriculares crítica e pós-crítica como as que mais se aproximam dos objetivos de formação dos estudantes por meio da Modelagem Matemática.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Currículo. Educação Matemática.

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Publicado

22-06-2020

Como Citar

HUF, S. F.; BURAK, D. .; PINHEIRO, N. A. M. Modelagem Matemática na Educação Básica: um olhar para o currículo. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–24, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202024. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1724. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Modelagem Matemática e Resolução de Problemas