Reflexões de professoras dos Anos Iniciais sobre um processo formativo em Estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202051

Palavras-chave:

Estatística, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional, Sequência de Ensino, Trabalho Colaborativo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as avaliações feitas pelas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam Matemática” (Projeto D-Estat), no ano de 2018. O Projeto tem como objetivo investigar as experiências de aprendizagens estatísticas de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental, no âmbito de um grupo colaborativo, visando o desenvolvimento profissional durante o processo formativo. A pesquisa utiliza a metodologia qualitativa numa perspectiva de pesquisa-ação. O artigo apresenta reflexões teóricas sobre desenvolvimento profissional e formação de professores, considerações sobre Sequência de Ensino e Ciclo Investigativo. Como recurso metodológico foi utilizado a entrevista narrativa, no formato de roda de conversa. As análises dão indício de um caminhar das professoras rumo ao desenvolvimento profissional e uma melhor compreensão de como trabalhar o pensamento estatístico de seus alunos. As narrativas orais e escritas das professoras mostram a importância da participação em processos formativos para o desenvolvimento profissional.

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Publicado

21-10-2020

Como Citar

NUNES, C. B.; REIS, M. J. E.; BOSCHI, T. M. B. Reflexões de professoras dos Anos Iniciais sobre um processo formativo em Estatística. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–20, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202051. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2830. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Formação de professores que ensinam Matemática