Modelagem Matemática e Educação Financeira: uma integração possível no desenvolvimento da criticidade dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202058

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Estudantes, Educação Financeira

Resumo

O presente artigo tem como foco a modelagem matemática e a resolução de problemas no contexto da Educação Financeira num curso pré-vestibular social de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Na pesquisa apresentada, a modelagem consistiu na investigação por meio da Matemática de temas definidos como interessantes pelos estudantes, que estavam divididos em grupos. Para contemplar o objetivo de descrever e analisar o processo de modelagem matemática vivenciado pelos estudantes e suas potencialidades críticas, realizamos uma pesquisa-ação composta por três atividades de ensino. Os resultados nos levam a concluir que a Educação Financeira oferece circunstâncias para a modelagem que, além de envolver a revisão e construção de conceitos matemáticos, permitem o desenvolvimento de uma postura crítica no que concerne ao consumismo e às desigualdades sociais brasileiras.

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Publicado

23-11-2020

Como Citar

BARBOSA, G. dos S.; ARAÚJO, J. M. de; PAES, A. M. M. Modelagem Matemática e Educação Financeira: uma integração possível no desenvolvimento da criticidade dos estudantes. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–25, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202058. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2858. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Modelagem Matemática e Resolução de Problemas