Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, conforme template.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a EMD.
  • As instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega" foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Educação Matemática Debate publica, pelo sistema rolling pass, artigos inéditos em Português, Espanhol ou Inglês, que buscam discutir e dar respostas a fenômenos educacionais relacionados à Educação Matemática. Os textos em Inglês poderão ser traduzidos para o Português e apresentados na mesma edição. Somente serão aceitos para análise textos de professores-pesquisadores que contemplem resultados de pesquisa em níveis de mestrado ou doutorado. A submissão é de fluxo contínuo, sem taxa de processamento, e a publicação de artigos é gratuita. É usado o sistema LOCKSS e CLOKSS para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da EMD.

SOBRE A SUBMISSÃO DE ARTIGO ORIGINAL

(1) Pelo menos um dos autores deve ter titulação de doutor e atuar como professor de programa de pós-graduação nas áreas de Educação, Ensino ou Educação Matemática.

(2) É de responsabilidade dos autores as correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação, pois, caso aprovado, o artigo será publicado na forma como foi enviado;

(3) Correções na escrita, criatividade da abordagem teórica e metodológica do texto, clareza e pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pelos pareceristas;

(4) O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade dos autores e não expressam a opinião dos Editores e nem do Conselho Editorial;

(5) O artigo original deve ser submetido em VERSÃO CEGA (sem nenhuma identificação dos autores) por meio da Plataforma OJS;

(6) O envio de artigos para as edições regulares tem fluxo de recebimento e processamento contínuo. Para dossiês há chamadas específicas de artigos (call for papers);

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO

(7) A formatação final do artigo será feita pelos Editores da Educação Matemática Debate;

(8) Será enviado para análise apenas artigos elaborados no template;

(9) O texto deve ser escrito entre 15 e 25 páginas (casos excepcionais serão avaliados pelos Editores se acompanhados de justificativa dos autores em solicitação específica de exceção);

(10) Deve-se seguir as normas da ABNT vigentes para a produção acadêmica.

(11) Os pareceres de avaliação são emitidos conforme diretrizes disponíveis neste link

 

Declaração de Direito Autoral

Uma nova publicação de artigo publicado na Educação Matemática Debate, de iniciativa de seus autores ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e data dessa publicação. Autores que publicam na EMD concordam com os seguintes termos:

  • O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na EMD.

  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na EMD serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.