Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, conforme template.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a EMD.
  • As instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega" foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Educação Matemática Debate, eISSN 2526-6136, publica, pelo sistema rolling pass, artigos inéditos em Português, Espanhol ou Inglês, que buscam discutir e dar respostas a fenômenos educacionais relacionados à Educação Matemática. Os textos em Inglês poderão ser traduzidos para o Português e apresentados na mesma edição. Somente serão aceitos para análise textos de professores-pesquisadores que contemplem resultados de pesquisa. A submissão é de fluxo contínuo, sem taxa de processamento, e a publicação de artigos é gratuita. É usado o sistema LOCKSS e CLOKSS para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da EMD.

SOBRE A SUBMISSÃO DE ARTIGO ORIGINAL

(1) Pelo menos um dos autores deve ter titulação de doutor e atuar como professor de programa de pós-graduação nas áreas de Educação, Ensino ou Educação Matemática.

(2) É de responsabilidade dos autores as correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação, pois, caso aprovado, o artigo será publicado na forma como foi enviado;

(3) Correções na escrita, criatividade da abordagem teórica e metodológica do texto, clareza e pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pelos pareceristas;

(4) O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade dos autores e não expressam a opinião dos Editores e nem do Conselho Editorial;

(5) O artigo original deve ser submetido em VERSÃO CEGA (sem nenhuma identificação dos autores) por meio da Plataforma OJS;

(6) O envio de artigos para as edições regulares tem fluxo de recebimento e processamento contínuo. Para dossiês há chamadas específicas de artigos (call for papers);

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO

(7) A formatação final do artigo será feita pelos Editores da Educação Matemática Debate;

(8) Será enviado para análise apenas artigos elaborados no template Português ou Espanhol;

(9) O texto deve ser escrito entre 15 e 25 páginas (casos excepcionais serão avaliados pelos Editores se acompanhados de justificativa dos autores em solicitação específica de exceção);

(10) Deve-se seguir as normas da ABNT vigentes para a produção acadêmica.

(11) Os pareceres de avaliação são emitidos conforme diretrizes disponíveis neste link

Ética na Pesquisa --------------------------------------------------------------------------------------------

Artigos que apresentam resultados de pesquisa, realizada no Brasil, envolvendo a abordagem e participação de seres humanos, a referida investigação deve ter sido analisada e aprovada por um Comitê de Ética — institucional, regional ou nacional —, atendendo às normatizações da Resolução CNS n. 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos) e da Resolução CNS n. 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais), conforme a especificidade do trabalho apresentado.

Neste caso, precisa ser informado, na seção mais oportuna (Introdução, Metodologia ou Análise/Discussão), em nota de rodapé, o parecer de aprovação emitido pelo Comitê de Ética, seguida da data de aprovação e seu respectivo número CAAE (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética). O referido documento de aprovação poderá ser solicitado pela Equipe Editorial ou pelos revisores.

Declaração de Direito Autoral ---------------------------------------------------------------------------

Uma nova publicação de artigo publicado na Educação Matemática Debate, de iniciativa de seus autores ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e data dessa publicação. Autores que publicam na EMD concordam com os seguintes termos:

  • O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na EMD.

  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na EMD serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.