https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/issue/feedEducação Matemática Debate2023-01-01T12:44:44+00:00Gilberto Januario & Janine Motarevista.emd@unimontes.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;"><em>Educação Matemática Debate</em>, eISSN 2526-6136, é editada pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat) e pelo Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM). Objetiva contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática e da Educação Matemática. Tem como propósito, ainda, divulgar processos e resultados de pesquisas e de experiências de práticas pedagógicas que tem como foco de análise as teorizações do campo da Educação Matemática.</p>https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6142Challenges of a professional master's student in Mathematics Education: what my experience allows me to say2022-12-28T15:22:36+00:00Lutieli Rodrigues Botelholutieli.luna@gmail.comJoão Carlos Pereira de Moraesjoaomoraes@utfpr.edu.br<p>Since its creation, the professional master's degree has allowed master's students to reflect on pedagogical practice in Mathematics. In this context, this article aims to analyze the challenges of a master's student of a professional program in composing her field intervention and the resonances of this for her professionalism. To this end, the methodology is supported by a narrative perspective, in which the significant points of the master's field process are described. As a result, it can be seen that the moment of planning and the moment of application are fundamental and striking in the constitution of professionalism in a context of professional master's, allowing significant spaces for reflection and production of the identity of a researcher in his own practice. With the study, the need for professional master's degrees to trigger discussions on the training of student-teachers who attend their courses is concluded.</p>2023-01-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/5730Reverberações habermasianas em dissertações e teses em Educação Matemática no Brasil2022-09-14T22:01:06+00:00Flavio Augusto Leite Taveiraflavio.taveira@unesp.brDeise Aparecida Peraltadeise.peralta@unesp.br<p>Motivados pelos estudos e investigações que vimos desenvolvendo no campo/movimento da Educação Matemática nos últimos anos, neste artigo, intentamos apresentar um estudo metodologicamente pautado na Revisão Sistemática de Literatura que objetiva levantar e apontar pesquisas realizadas em Educação Matemática, que tomem constructos filosóficos advindos dos escritos de Jürgen Habermas como principal referencial teórico, de forma a oferecer um panorama de como as contribuições habermasianas têm reverberado no campo da Educação Matemática em relatórios de pesquisas desenvolvidas no Brasil. Como banco de dados, tomamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações tendo em vista a natureza dos trabalhos presentes no referido banco. Em termos de resultados, foi possível constatar que os constructos Mundo da Vida e Mundo do Sistema (ou Sistema) são o que mais vigoram na fundamentação das pesquisas erguidas e selecionadas neste estudo.</p>2023-01-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022