https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/issue/feed Educação Matemática Debate 2023-07-07T22:35:32+00:00 Gilberto Januario & Janine Mota revista.emd@unimontes.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;"><em>Educação Matemática Debate</em>, eISSN 2526-6136, é editada pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat) e pelo Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM). Objetiva contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática e da Educação Matemática. Tem como propósito, ainda, divulgar processos e resultados de pesquisas e de experiências de práticas pedagógicas que tem como foco de análise as teorizações do campo da Educação Matemática.</p> https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6142 Challenges of a professional master's student in Mathematics Education: what my experience allows me to say 2022-12-28T15:22:36+00:00 Lutieli Rodrigues Botelho lutieli.luna@gmail.com João Carlos Pereira de Moraes joaomoraes@utfpr.edu.br <p>Since its creation, the professional master's degree has allowed master's students to reflect on pedagogical practice in Mathematics. In this context, this article aims to analyze the challenges of a master's student of a professional program in composing her field intervention and the resonances of this for her professionalism. To this end, the methodology is supported by a narrative perspective, in which the significant points of the master's field process are described. As a result, it can be seen that the moment of planning and the moment of application are fundamental and striking in the constitution of professionalism in a context of professional master's, allowing significant spaces for reflection and production of the identity of a researcher in his own practice. With the study, the need for professional master's degrees to trigger discussions on the training of student-teachers who attend their courses is concluded.</p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/5730 Reverberações habermasianas em dissertações e teses em Educação Matemática no Brasil 2022-09-14T22:01:06+00:00 Flavio Augusto Leite Taveira flavio.taveira@unesp.br Deise Aparecida Peralta deise.peralta@unesp.br <p>Motivados pelos estudos e investigações que vimos desenvolvendo no campo/movimento da Educação Matemática nos últimos anos, neste artigo, intentamos apresentar um estudo metodologicamente pautado na Revisão Sistemática de Literatura que objetiva levantar e apontar pesquisas realizadas em Educação Matemática, que tomem constructos filosóficos advindos dos escritos de Jürgen Habermas como principal referencial teórico, de forma a oferecer um panorama de como as contribuições habermasianas têm reverberado no campo da Educação Matemática em relatórios de pesquisas desenvolvidas no Brasil. Como banco de dados, tomamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações tendo em vista a natureza dos trabalhos presentes no referido banco. Em termos de resultados, foi possível constatar que os constructos Mundo da Vida e Mundo do Sistema (ou Sistema) são o que mais vigoram na fundamentação das pesquisas erguidas e selecionadas neste estudo.</p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6112 A trajetória de uma gota: um relato de experiência com estudantes de Cálculo Diferencial e Integral 2023-04-04T18:44:09+00:00 Moisés Ceni de Almeida moises.ceni@ufrrj.br Renata Cardoso Barbosa renatacardosomat@gmail.com Leonardo Maricato Musmanno leonardo.musmanno@gmail.com Natália Pedroza de Souza npsnatalia@gmail.com <p>O artigo apresenta um relato de experiência de uma atividade formativa realizada por estudantes de Cálculo Diferencial e Integral do curso de Engenharia Mecânica de uma instituição pública do Rio de Janeiro. Dentre os motivadores do trabalho, encontram-se os índices de reprovação na disciplina. A fundamentação teórica foi a experimentação. Dado um guia previamente estruturado, os estudantes analisaram a trajetória em relação ao tempo de uma gota de água em uma garrafa de óleo, produzindo hipóteses sobre o deslocamento, utilizando uma tabela de dupla entrada. Os conteúdos mobilizados foram função afim, derivada e método de mínimos quadrados. Para a verificação de hipóteses, os estudantes utilizaram <em>softwares</em> de geometria dinâmica e planilhas. Observou-se que a experimentação promoveu o espírito crítico, tornando o(a) estudante gestor(a) de seu próprio conhecimento.</p> 2023-05-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6171 Conocimiento didáctico del contenido para dar significado a la multiplicación de fracciones. Un estudio de caso en México 2023-05-01T21:11:29+00:00 David Alfonso Páez david.paez@edu.uaa.mx Indira Viridiana Medina Mendoza elt_immendoza@live.com María Guadalupe Pérez-Martínez maria.perez@edu.uaa.mx <p>Este artículo tiene como objetivo describir el conocimiento didáctico del contenido, inmerso en la práctica docente para enseñar la multiplicación de fracciones en educación básica. Se observó y entrevistó a una profesora mexicana que trabajó este contenido con niños de sexto grado de primaria. Para el análisis, se implementaron categorías derivadas de la literatura y subcategorías emergentes de los datos: conocimiento de la enseñanza de la multiplicación de fracciones, conocimiento de las características del aprendizaje de las Matemáticas, y conocimiento de los estándares de aprendizaje de la multiplicación de fracciones. El conocimiento de la profesora se caracteriza por las estrategias didácticas que implementó para favorecer el aprendizaje de este objeto matemático, como la estrategia de descubrimiento e inferencias, así como el uso de tiras de papel y figuras geométricas para manipular y visual el algoritmo de la multiplicación de fracciones, y así darle significado como parte-todo y suma reiterada.</p> 2023-07-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6406 Considerações sobre a Álgebra Acadêmica e a Álgebra Escolar: um estudo em cursos de Matemática Licenciatura 2023-04-04T19:14:56+00:00 Guédulla de Senna Dias guedulla.dias.dias@gmail.com Fabiane Cristina Höpner Noguti fabiane.noguti@ufsm.br <p>Este artigo buscou investigar, na forma de um estudo bibliográfico, distanciamentos e aproximações entre a Álgebra Acadêmica e a Álgebra Escolar nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Matemática Licenciatura nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul. As análises contemplam cursos de formação de professores de Matemática de seis universidades. Do total de 34 disciplinas obrigatórias identificadas que possuem relação com a Álgebra Acadêmica, há indícios de que, em 31 delas, o foco está no estudo e domínio de conceitos específicos vinculados à Matemática Acadêmica. Já nas outras três, há evidências de relações entre os conceitos estudados e o ensino da Educação Básica. De forma geral, percebe-se uma maior discussão de aspectos associados à Álgebra Escolar nas disciplinas de Álgebra Acadêmica presentes nos cursos de Matemática Licenciatura. Ainda que não seja um movimento em todos os cursos, são mudanças importantes no tratamento da Álgebra para a formação de professores.</p> 2023-07-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6216 Diálogo sobre os conhecimentos aritméticos contidos na manipulação das duas réguas para cálculo de William Oughtred 2023-05-05T13:24:10+00:00 Amanda Cardoso Benicio de Lima cardoso.lima@aluno.uece.br Kawoana da Costa Soares kawoana.costa@aluno.uece.br Ana Carolina Costa Pereira carolina.pereira@uece.br <p>Esse artigo apresenta o processo multiplicativo envolvendo as duas réguas para cálculo de William Oughtred (1574-1660), publicada em 1639 na <em>The Declaration of The Two Rulers for Calculations, </em>uma adição ao tratado <em>The Circles of Proportion and the Horizontall Instrvment. </em>Para isso, utilizamos uma abordagem metodológica da pesquisa documental, buscando em fontes primárias e secundárias. Dessa forma, podemos perceber que a operação de multiplicação realizada pelo aparato pode desenvolver no docente em formação inicial e continuada conceitos relacionados à proporcionalidade, ordem e classe do sistema decimal e propriedade dos logaritmos, trazendo um significado prático a uma matemática escolar já sedimentada historicamente.</p> 2023-09-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6402 Formação continuada online de professores sobre ensino e aprendizagem de Estatística 2023-05-05T13:26:16+00:00 Gilda Lisbôa Guimarães gilda.lguimaraes@gmail.com Milka Rossana Guerra Cavalcanti de Albuquerque Cavalcanti mirgca@gmail.com Izabela Cristina Bezerra da Silva izabelacristinabs@gmail.com <p>Este estudo tem como objetivo analisar um processo de formação continuada <em>online</em> de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino e a aprendizagem de Estatística. Durante quatro encontros refletimos sobre a importância de se desenvolver pesquisas envolvendo as fases do ciclo investigativo e sua viabilidade por meio de práticas docentes no ambiente escolar, considerando os diferentes tipos de conhecimento do professor. Realizamos uma pesquisa junto com os professores sobre o uso da internet para o ensino de Estatística e eles realizaram com seus alunos uma pesquisa sobre <em>pets</em> e relataram para o grupo. Todo processo formativo ocorreu de maneira <em>online</em> favorecendo, dessa maneira, a participação de professores em diferentes estados do Brasil. O processo formativo promoveu reflexões para o ensino de Estatística a partir das vivências com pesquisa, ampliando o que pode e deve ser ensinado pelos professores nos Anos Iniciais sobre Estatística.</p> 2023-09-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6504 El principio dialógico-dialéctico en la Educación Matemática Decolonial Planetaria Compleja 2023-05-03T14:56:05+00:00 Milagros Elena Rodríguez melenamate@hotmail.com <p>Se analiza el principio dialógico-dialéctico en la Educación Matemática Decolonial Planetaria Compleja; hacemos énfasis en las bonanzas de la ecosofía y diatopia en dicho estudio, con el transmétodo con la hermenéutica comprensiva, ecosófica y diatópica en los momentos analíticos, empíricos y propositivos. Pesquisa en las líneas de investigación: Paulo Freire: el andariego de la utopía en las transmetodologías; decolonialidad planetaria - complejidad en re-ligaje; Educación Matemática Decolonial Planetaria Compleja y transepistemologías de los conocimientos-saberes y transmetodologías transcomplejas. En el momento propositivo mostramos que la dialéctica permite que conozcamos cada parte de un problema de Matemáticas, pero el principio dialógico nos ubica en la comunicación de esas partes con el todo, sus causas y efectos al imbricarse. Por eso entonces transitamos la tríada: orden-desorden-organización que no es solamente antagónica, sino complementaria y es en esa dialéctica de complementariedad y de antagonismo donde se encuentra la complejidad.</p> 2023-09-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6388 Estrategia didáctica para el uso del software GeoGebra en el aprendizaje del movimiento y la fuerza en los estudiantes de Bachillerato General Unificado 2023-07-07T22:35:32+00:00 Eddy Ronaldo Cevallos-Molina cevallos.ling@gmail.com Ulises Mestre-Gómez ulises.mestre@utm.edu.ec <p>El currículo ecuatoriano promueve el uso de simulaciones para la enseñanza de Física. En esta investigación se diseña una estrategia didáctica para el uso de GeoGebra en el aprendizaje de los conceptos de movimiento y fuerza para los estudiantes de Bachillerato General Unificado. En este estudio cualitativo-exploratorio se aplicó un test y una encuesta a una muestra de estudiantes de este nivel, así como una entrevista al docente de Física para diagnosticar la disponibilidad de recursos y las dificultades en el aprendizaje de Física. Se encontró que los estudiantes perciben a la asignatura como difícil de aprender, poseen deficiencias en sus habilidades matemáticas, frecuentemente no dominan los contenidos previos y no comprenden la relación entre las variables implicadas en los fenómenos físicos. Posteriormente se desarrolló una estrategia didáctica que incluye simulaciones para que los estudiantes comprendan significativamente los fenómenos relacionados con estos contenidos.</p> 2023-09-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6401 Por trás das telas: conectando experiências e tecnologia, na pandemia, sobre ensinar Matemática nos Anos Iniciais 2023-05-28T14:26:55+00:00 Simone de Miranda Oliveira França simonemofranca@gmail.com Vânia Finholdt Angelo Leite vfaleite@uol.com.br <p>Este trabalho objetiva compreender o lugar que o conhecimento, produzido pela experiência, ocupa no ensino de Matemática nos Anos Iniciais, a partir da pandemia da Covid-19. Toma por referência as abordagens que tratam sobre os impactos pandêmicos para ensinar Matemática nessa etapa escolar, à luz dos saberes da experiência e do uso de diferentes recursos tecnológicos. Tem por base a abordagem teórico-metodológica da narrativa presente nas interlocuções com as professoras participantes. O estudo evidenciou, dentre outros elementos, que abordagens como debates, desenhos, brincadeiras e manipulação de objetos manipuláveis foram preponderantes para a aprendizagem matemática em contexto remoto. Indicou, ainda, que a apropriação dos recursos tecnológicos pelas professoras, sobretudo os digitais, sinalizando um processo de letramento digital, ocorreu individualmente, em caráter de autoformação, tendo predominância suas experiências em sala de aula.</p> 2023-07-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6393 Tecnologias digitais em livros didáticos brasileiros para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais 2023-04-10T15:44:26+00:00 Charlene Origuela Gaspar de Pinho charlenegaspardepinho@furg.br Maristel Carrilho da Rocha Tunas maristelrocha@hotmail.com João Alberto da Silva joaosilva@furg.br <p>Este artigo teve como objetivo principal investigar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) se materializam nos livros didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, utilizando-se da análise descritiva. Analisou-se duas coleções de livros didáticos, por meio da pesquisa documental, com abordagem qualitativa, tendo por base a Análise de Conteúdo. Concluiu-se que as TDIC se apresentam com propostas interdisciplinares, bem como aparecem com menção ao uso, porém como uma atividade que não utiliza a tecnologia. Neste sentido, as atividades podem ser melhoradas com foco no seu desenvolvimento dos próprios processos de ensino.</p> 2023-09-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023