Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Números
Atual
Anteriores
Sobre a EMD
Apresentação
Equipo Editorial
Notícias
Contato
Políticas
Acesso Aberto
Antiplágio
Arquivamento
Direitos Autorais
Equidade
Ética e Boas Práticas na Publicação
Privacidade
Retratação
Taxas
Indexadores
Submissões
PPGE
Buscar
Periódicos Unimontes
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 4 n. 10 (2020): jan./dez.
v. 4 n. 10 (2020): jan./dez.
Publicado:
01-01-2020
Expediente & Editorial
A revista Educação Matemática Debate
Gilberto Januario
1-13
PDF
Artigos
Ensino de Matemática para surdos: mapeamento de pesquisas sobre resolução de problemas
Fabrício Andrade Pinheiro, Salvador Cardoso Silva Muniz, Jurema Lindote Botelho Peixoto, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
1-23
Redalyc
PDF
A reflexão sobre a prática e o discurso de professores: um estudo de caso
Ayrton Araújo Kiill, Rogério Marques Ribeiro
1-15
Redalyc
PDF
Perspectiva foucaultiana dos discursos em uma aula de Matemática: densidade demográfica
Cymone Martins Cotrim Teixeira, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão
1-13
Redalyc
PDF
O pensamento geométrico na licenciatura em Matemática: uma análise à luz de Duval e Van-Hiele
André Pereira da Costa, Marilene Rosa dos Santos
1-20
Redalyc
PDF
Educação Financeira: abordagem nos livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio
Vlademir Marim, Maxwell Gomes da Silva
1-26
Redalyc
PDF
Contribuições da Teoria dos Registros de Representação Semiótica para a análise do capítulo de funções de um livro didático
Izabella Batista Silva, Giovani Prando, Jorge Henrique Gualandi
1-16
Redalyc
PDF
Lesson Study (Estudo de Aula) em diferentes países: uso, etapas, potencialidades e desafios
Grace Zaggia Utimura, Suzete de Souza Borelli, Edda Curi
1-16
Redalyc
PDF
Dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
Josué Antunes de Macêdo, Isabela Cristina Soares Gregor
1-24
Redalyc
PDF
Educação do Campo e Etnomatemática: uma articulação possível?
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Fabrício Mendes Antunes
1-23
Redalyc
PDF
Conflictos semióticos relacionados con el intervalo de confianza en estudiantes de Bachillerato e Ingeniería
Antonio Francisco Roldán-López, Carmen Batanero, Rocío Alvarez-Arroyo
1-25
Redalyc
PDF (Español (España))
Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de probabilidade no Ensino Médio e a categorização dos erros apresentados pelos alunos
Sidney Leandro da Silva Viana, Claudia de Oliveira Lozada
1-28
Redalyc
PDF
O ensino de Matemática nos Anos Finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos?
Américo Junior Nunes da Silva, Ilvanete dos Santos de Souza, Idelma Souza da Cruz
1-19
Redalyc
PDF
Gramática da Matemática e seus usos
Marisa Rosâni Abreu da Silveira
1-16
Redalyc
PDF
Os saberes psi no discurso da Educação Matemática: repensando as práticas de memorização
Alice Stephanie Tapia Sartori, Claudia Glavam Duarte
1-21
Redalyc
PDF
Divisão de Números Naturais: do saber previsto ao saber efetivamente ensinado em classes do Ensino Fundamental
José André Bezerra da Cruz, Rosinalda Aurora de Melo Teles
1-26
Redalyc
PDF
Modelagem e Mobile Learning como ambiente para desenvolver conteúdos matemáticos e competências no Ensino Médio
Neuber Silva Ferreira, Carlos Fernando Araújo Jr.
1-26
Redalyc
PDF
Contribuições da metodologia Resolução de Problemas ao ensino-aprendizagem de divisibilidade: um estudo de caso
José Aparecido da Silva Fernandes, Lúcio Souza Fassarella
1-25
Redalyc
PDF
Apropriação de conceitos matemáticos na Educação Infantil
Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda, Antônio Villar Marques de Sá
1-23
Redalyc
PDF
O ensino de Estatística apresentado nos materiais curriculares dos três primeiros anos do Ensino Fundamental
Priscila Bernardo Martins, Suzete de Souza Borelli, Edda Curi
1-24
Redalyc
PDF
Uma metanálise de dissertações e teses brasileiras que utilizaram a teoria do Pensamento Matemático Avançado
Paulo Ferreira do Carmo, Sonia Barbosa Camargo Igliori
1-26
Redalyc
PDF
O ensino de Matemática por meio da contextualização e da pesquisa
Sandryne Maria de Campos Tiesen, Rafaele Rodrigues de Araujo
1-16
Redalyc
PDF
Uma análise do conteúdo de transformações geométricas em livros didáticos do Ensino Médio
Paulo Henrique Souza Nakamura, Vinícius Pazuch
1-19
Redalyc
PDF
El des-ligaje de la biopolítica para el re-ligaje en la Educación Matemática Decolonial Transcompleja
Milagros Elena Rodríguez
1-19
Redalyc (Español (España))
PDF (Español (España))
Os reflexos de uma oficina na mudança das concepções de professores: um estudo no contexto dos materiais manipuláveis
Mylena Simões Campos, Jorge Henrique Gualandi
1-22
Redalyc
PDF
Dossiê — Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
Apresentação — Dossiê: Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
Marco Aurélio Kistemann Junior
1-4
PDF
Análise da compreensão de licenciandos em Matemática sobre o ensino via resolução de problemas
Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Érika Janine Maia Afonso, Marcelo Carlos de Proença
1-23
Redalyc
PDF
Modelagem na Educação Matemática para o desenvolvimento de conceitos de Análise Combinatória
Ticiano Azevedo Bastos, Milton Rosa
1-26
Redalyc
PDF
Aprendizagem matemática através da elaboração de problemas em uma escola comunitária rural
Cidimar Andreatta, Norma Suely Gomes Allevato
1-23
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática: um olhar semiótico
Michele Regiane Dias Veronez, Carina Chulek
1-24
Redalyc
PDF
A Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma experiência vivida
Cibelli Batista Belo, Dionisio Burak
1-22
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática na Educação Matemática e Formação Continuada de Professores: caminhos para o desenvolvimento profissional
Rosi Kelly Regina Marmitt, Danusa de Lara Bonotto
1-24
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica: ambiente para a comunicação dialógica
Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Luciano Lessa Lorenzoni
1-23
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas na Educação: um panorama de pesquisas recentes
Carlson Guerreiro de Almeida, Larissa Pinca Sarro Gomes, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
1-18
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática na Educação Básica: um olhar para o currículo
Samuel Francisco Huf, Dionísio Burak, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
1-24
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática de transformações isovolumétricas: análise conforme a teoria de conciliação de metas
Bazilicio Manoel de Andrade Filho, Fábio José Rauen
1-26
Redalyc
PDF
Uso de recursos didáticos em atividades de Modelagem Matemática: uma análise de relatos de experiência
Adriana Ferreira Mendonça, Hermínio Borges Neto
1-24
Redalyc
PDF
Qual é a área máxima da casa? Um problema à luz da resolução de problemas mediada pela tecnologia
Dienifer Tainara Cardoso Lickefett, Ivanete Zuchi Siple, Elisandra Bar de Figueiredo
1-29
Redalyc
PDF
Explorando conceitos estatísticos por meio da Modelagem Matemática: uma proposta para a Educação do Campo
Andressa Franco Vargas, Eleni Bisognin
1-24
Redalyc
PDF
As contribuições de um curso de Modelagem Matemática para a formação e atuação de professores que ensinam Matemática
Edyenis Rodrigues Frango, Marco Aurélio Kistemann Junior
1-25
Redalyc
PDF
O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Progressão Geométrica através da Resolução de Problemas na Licenciatura em Matemática
Matheus Metz Correa, Fabiane Cristina Höpner Noguti
1-26
Redalyc
PDF
Interfaces entre Modelagem Matemática, Raciocínio e Pensamento Estatístico
Andréa Pavan Perin, Celso Ribeiro Campos
1-22
Redalyc
PDF
Focos das pesquisas publicadas na CNMEM: Modelagem Matemática e GeoGebra
Jorge Ricardo Marques Correia, Wellington Piveta Oliveira
1-21
Redalyc
PDF
A modelagem matemática como uma metodologia investigativa e crítica nas aulas de Matemática
Polyanna Possani da Costa Petry, Kátia Maria de Medeiros, Edna Lopes Hardoim, Débora Eriléia Pedrotti Mansilla
1-25
Redalyc
PDF
Mapeamento das dissertações sobre Modelagem Matemática produzidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Moisés Ceni de Almeida, Leonardo Maricato Musmanno, Sérgio Gonçalves de Sousa
1-23
Redalyc
PDF
Proximidades e convergências entre a Modelagem Matemática e o STEAM
José Ricardo Dolenga Coelho, Anderson Roges Teixeira Góes
1-23
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática e Educação Financeira: uma integração possível no desenvolvimento da criticidade dos estudantes
Gabriela dos Santos Barbosa, Jerlan Manaia de Araújo, Ana Marlice Manhães Paes
1-25
Redalyc
PDF
Dossiê — Formação de professores que ensinam Matemática
Apresentação — Dossiê: Formação de Professores que ensinam Matemática
Edvonete Souza de Alencar
1-4
PDF
Comunidade aprendente de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: uma experiência formativa
Simone Mumbach, Charles dos Santos Guidotti
1-23
Redalyc
PDF
Para onde orientam estudos sobre Pensamento Algébrico e Lesson Study? Caracterização de pesquisas com professores dos anos iniciais (2009-2019)
Beatriz Sarto, Klinger Teodoro Ciríaco
1-29
Redalyc
PDF
Formação continuada de professores, desenvolvimento profissional e conhecimento matemático na Educação Infantil
Denise França Stehling, Keli Cristina Conti
1-27
Redalyc
PDF
Um estudo sobre a identidade profissional de futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado
Cirléia Pereira Barbosa, Celi Espasandin Lopes
1-25
Redalyc
PDF
Integrando saberes matemáticos a outros campos: contextos e resolução de problemas na formação de alfabetizadoras
Jozeildo Kleberson Barbosa, Maria da Graça Nicoletti Mizukami
1-21
Redalyc
PDF
A Resolução de Problemas na formação inicial: compreensões de futuros professores de Matemática
Jossara Bazílio de Souza Bicalho, Norma Suely Gomes Allevato, José Fernandes da Silva
1-26
Redalyc
PDF
O que revelam as reflexões de futuros professores de Matemática sobre teoria e prática?
Edvanilson Santos de Oliveira, Patrícia Sandalo Pereira
1-19
Redalyc
PDF
Conhecimentos necessários para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental
Adriana Fatima de Souza Miola, Talita Emily de Aguiar Lima
1-16
Redalyc
PDF
A pesquisa em formação de professores que ensinam Matemática na EJA: considerações de teses e dissertações (1985-2015)
Emerson da Silva Ribeiro, Ingryd Luana Wonczak de Paula, Quézia Alves Andrade
1-26
Redalyc
PDF
A produção de textos dos discursos de Modelagem Matemática: possibilidades e implicações às práticas pedagógicas e à formação de professores
Ana Virginia de Almeida Luna, Maiana Santana da Silva, Jesiane Souza de Jesus
1-19
Redalyc
PDF
Discusión de una propuesta de doctorado profesionalizante en Educación Matemática
Eric Flores-Medrano, Lidia Aurora Hernández Rebollar, José Gabriel Sánchez-Ruiz
1-19
Redalyc (Español (España))
PDF (Español (España))
Permanência na Educação Superior Pública: um olhar de licenciandos em Matemática de duas universidades
Shila Antuanett Neciosup Salas, Luciane de Souza Velasque, Victor Augusto Giraldo, Wellerson Quintaneiro
1-25
Redalyc
PDF
Reflexões de professoras dos Anos Iniciais sobre um processo formativo em Estatística
Célia Barros Nunes, Minervina Joseli Espíndola Reis, Tânia Maria Boschi
1-20
Redalyc
PDF
O ensino de Geometria com parlendas: uma ação formativa
Edvonete Souza de Alencar, Aldrin Cleyde da Cunha, Janielle da Silva Melo da Cunha
1-14
Redalyc
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
indexadores
Principais Indexadores
Acessos
Acessos
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
grupo
EMD é editada por