Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Números
Atual
Anteriores
Sobre a EMD
Apresentação
Equipo Editorial
Declaración de Privacidad
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Contato
Indexadores
Notícias
Submissões
PPGE
Buscar
Periódicos Unimontes
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 4 n. 10 (2020): jan./dez.
v. 4 n. 10 (2020): jan./dez.
Publicado:
01-01-2020
Expediente & Editorial
A revista Educação Matemática Debate
Gilberto Januario
1-13
PDF
Artigos
Ensino de Matemática para surdos: mapeamento de pesquisas sobre resolução de problemas
Fabrício Andrade Pinheiro, Salvador Cardoso Silva Muniz, Jurema Lindote Botelho Peixoto, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
1-23
Redalyc
PDF
A reflexão sobre a prática e o discurso de professores: um estudo de caso
Ayrton Araújo Kiill, Rogério Marques Ribeiro
1-15
Redalyc
PDF
Perspectiva foucaultiana dos discursos em uma aula de Matemática: densidade demográfica
Cymone Martins Cotrim Teixeira, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão
1-13
Redalyc
PDF
O pensamento geométrico na licenciatura em Matemática: uma análise à luz de Duval e Van-Hiele
André Pereira da Costa, Marilene Rosa dos Santos
1-20
Redalyc
PDF
Educação Financeira: abordagem nos livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio
Vlademir Marim, Maxwell Gomes da Silva
1-26
Redalyc
PDF
Contribuições da Teoria dos Registros de Representação Semiótica para a análise do capítulo de funções de um livro didático
Izabella Batista Silva, Giovani Prando, Jorge Henrique Gualandi
1-16
Redalyc
PDF
Lesson Study (Estudo de Aula) em diferentes países: uso, etapas, potencialidades e desafios
Grace Zaggia Utimura, Suzete de Souza Borelli, Edda Curi
1-16
Redalyc
PDF
Dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
Josué Antunes de Macêdo, Isabela Cristina Soares Gregor
1-24
Redalyc
PDF
Educação do Campo e Etnomatemática: uma articulação possível?
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Fabrício Mendes Antunes
1-23
Redalyc
PDF
Conflictos semióticos relacionados con el intervalo de confianza en estudiantes de Bachillerato e Ingeniería
Antonio Francisco Roldán-López, Carmen Batanero, Rocío Alvarez-Arroyo
1-25
Redalyc
PDF (Español (España))
Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de probabilidade no Ensino Médio e a categorização dos erros apresentados pelos alunos
Sidney Leandro da Silva Viana, Claudia de Oliveira Lozada
1-28
Redalyc
PDF
O ensino de Matemática nos Anos Finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos?
Américo Junior Nunes da Silva, Ilvanete dos Santos de Souza, Idelma Souza da Cruz
1-19
Redalyc
PDF
Gramática da Matemática e seus usos
Marisa Rosâni Abreu da Silveira
1-16
Redalyc
PDF
Os saberes psi no discurso da Educação Matemática: repensando as práticas de memorização
Alice Stephanie Tapia Sartori, Claudia Glavam Duarte
1-21
Redalyc
PDF
Divisão de Números Naturais: do saber previsto ao saber efetivamente ensinado em classes do Ensino Fundamental
José André Bezerra da Cruz, Rosinalda Aurora de Melo Teles
1-26
Redalyc
PDF
Modelagem e Mobile Learning como ambiente para desenvolver conteúdos matemáticos e competências no Ensino Médio
Neuber Silva Ferreira, Carlos Fernando Araújo Jr.
1-26
Redalyc
PDF
Contribuições da metodologia Resolução de Problemas ao ensino-aprendizagem de divisibilidade: um estudo de caso
José Aparecido da Silva Fernandes, Lúcio Souza Fassarella
1-25
Redalyc
PDF
Apropriação de conceitos matemáticos na Educação Infantil
Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda, Antônio Villar Marques de Sá
1-23
Redalyc
PDF
O ensino de Estatística apresentado nos materiais curriculares dos três primeiros anos do Ensino Fundamental
Priscila Bernardo Martins, Suzete de Souza Borelli, Edda Curi
1-24
Redalyc
PDF
Uma metanálise de dissertações e teses brasileiras que utilizaram a teoria do Pensamento Matemático Avançado
Paulo Ferreira do Carmo, Sonia Barbosa Camargo Igliori
1-26
Redalyc
PDF
O ensino de Matemática por meio da contextualização e da pesquisa
Sandryne Maria de Campos Tiesen, Rafaele Rodrigues de Araujo
1-16
Redalyc
PDF
Uma análise do conteúdo de transformações geométricas em livros didáticos do Ensino Médio
Paulo Henrique Souza Nakamura, Vinícius Pazuch
1-19
Redalyc
PDF
El des-ligaje de la biopolítica para el re-ligaje en la Educación Matemática Decolonial Transcompleja
Milagros Elena Rodríguez
1-19
Redalyc (Español (España))
PDF (Español (España))
Os reflexos de uma oficina na mudança das concepções de professores: um estudo no contexto dos materiais manipuláveis
Mylena Simões Campos, Jorge Henrique Gualandi
1-22
Redalyc
PDF
Dossiê — Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
Apresentação — Dossiê: Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
Marco Aurélio Kistemann Junior
1-4
PDF
Análise da compreensão de licenciandos em Matemática sobre o ensino via resolução de problemas
Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Érika Janine Maia Afonso, Marcelo Carlos de Proença
1-23
Redalyc
PDF
Modelagem na Educação Matemática para o desenvolvimento de conceitos de Análise Combinatória
Ticiano Azevedo Bastos, Milton Rosa
1-26
Redalyc
PDF
Aprendizagem matemática através da elaboração de problemas em uma escola comunitária rural
Cidimar Andreatta, Norma Suely Gomes Allevato
1-23
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática: um olhar semiótico
Michele Regiane Dias Veronez, Carina Chulek
1-24
Redalyc
PDF
A Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma experiência vivida
Cibelli Batista Belo, Dionisio Burak
1-22
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática na Educação Matemática e Formação Continuada de Professores: caminhos para o desenvolvimento profissional
Rosi Kelly Regina Marmitt, Danusa de Lara Bonotto
1-24
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica: ambiente para a comunicação dialógica
Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Luciano Lessa Lorenzoni
1-23
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas na Educação: um panorama de pesquisas recentes
Carlson Guerreiro de Almeida, Larissa Pinca Sarro Gomes, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
1-18
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática na Educação Básica: um olhar para o currículo
Samuel Francisco Huf, Dionísio Burak, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
1-24
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática de transformações isovolumétricas: análise conforme a teoria de conciliação de metas
Bazilicio Manoel de Andrade Filho, Fábio José Rauen
1-26
Redalyc
PDF
Uso de recursos didáticos em atividades de Modelagem Matemática: uma análise de relatos de experiência
Adriana Ferreira Mendonça, Hermínio Borges Neto
1-24
Redalyc
PDF
Qual é a área máxima da casa? Um problema à luz da resolução de problemas mediada pela tecnologia
Dienifer Tainara Cardoso Lickefett, Ivanete Zuchi Siple, Elisandra Bar de Figueiredo
1-29
Redalyc
PDF
Explorando conceitos estatísticos por meio da Modelagem Matemática: uma proposta para a Educação do Campo
Andressa Franco Vargas, Eleni Bisognin
1-24
Redalyc
PDF
As contribuições de um curso de Modelagem Matemática para a formação e atuação de professores que ensinam Matemática
Edyenis Rodrigues Frango, Marco Aurélio Kistemann Junior
1-25
Redalyc
PDF
O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Progressão Geométrica através da Resolução de Problemas na Licenciatura em Matemática
Matheus Metz Correa, Fabiane Cristina Höpner Noguti
1-26
Redalyc
PDF
Interfaces entre Modelagem Matemática, Raciocínio e Pensamento Estatístico
Andréa Pavan Perin, Celso Ribeiro Campos
1-22
Redalyc
PDF
Focos das pesquisas publicadas na CNMEM: Modelagem Matemática e GeoGebra
Jorge Ricardo Marques Correia, Wellington Piveta Oliveira
1-21
Redalyc
PDF
A modelagem matemática como uma metodologia investigativa e crítica nas aulas de Matemática
Polyanna Possani da Costa Petry, Kátia Maria de Medeiros, Edna Lopes Hardoim, Débora Eriléia Pedrotti Mansilla
1-25
Redalyc
PDF
Mapeamento das dissertações sobre Modelagem Matemática produzidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Moisés Ceni de Almeida, Leonardo Maricato Musmanno, Sérgio Gonçalves de Sousa
1-23
Redalyc
PDF
Proximidades e convergências entre a Modelagem Matemática e o STEAM
José Ricardo Dolenga Coelho, Anderson Roges Teixeira Góes
1-23
Redalyc
PDF
Modelagem Matemática e Educação Financeira: uma integração possível no desenvolvimento da criticidade dos estudantes
Gabriela dos Santos Barbosa, Jerlan Manaia de Araújo, Ana Marlice Manhães Paes
1-25
Redalyc
PDF
Dossiê — Formação de professores que ensinam Matemática
Apresentação — Dossiê: Formação de Professores que ensinam Matemática
Edvonete Souza de Alencar
1-4
PDF
Comunidade aprendente de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: uma experiência formativa
Simone Mumbach, Charles dos Santos Guidotti
e202015
Redalyc
PDF
Para onde orientam estudos sobre Pensamento Algébrico e Lesson Study? Caracterização de pesquisas com professores dos anos iniciais (2009-2019)
Beatriz Sarto, Klinger Teodoro Ciríaco
e202030
Redalyc
PDF
Formação continuada de professores, desenvolvimento profissional e conhecimento matemático na Educação Infantil
Denise França Stehling, Keli Cristina Conti
e202034
Redalyc
PDF
Um estudo sobre a identidade profissional de futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado
Cirléia Pereira Barbosa, Celi Espasandin Lopes
e202035
Redalyc
PDF
Integrando saberes matemáticos a outros campos: contextos e resolução de problemas na formação de alfabetizadoras
Jozeildo Kleberson Barbosa, Maria da Graça Nicoletti Mizukami
e202038
Redalyc
PDF
A Resolução de Problemas na formação inicial: compreensões de futuros professores de Matemática
Jossara Bazílio de Souza Bicalho, Norma Suely Gomes Allevato, José Fernandes da Silva
e202042
Redalyc
PDF
O que revelam as reflexões de futuros professores de Matemática sobre teoria e prática?
Edvanilson Santos de Oliveira, Patrícia Sandalo Pereira
e202043
Redalyc
PDF
Conhecimentos necessários para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental
Adriana Fatima de Souza Miola, Talita Emily de Aguiar Lima
e202044
Redalyc
PDF
A pesquisa em formação de professores que ensinam Matemática na EJA: considerações de teses e dissertações (1985-2015)
Emerson da Silva Ribeiro, Ingryd Luana Wonczak de Paula, Quézia Alves Andrade
e202046
Redalyc
PDF
A produção de textos dos discursos de Modelagem Matemática: possibilidades e implicações às práticas pedagógicas e à formação de professores
Ana Virginia de Almeida Luna, Maiana Santana da Silva, Jesiane Souza de Jesus
e202047
Redalyc
PDF
Discusión de una propuesta de doctorado profesionalizante en Educación Matemática
Eric Flores-Medrano, Lidia Aurora Hernández Rebollar, José Gabriel Sánchez-Ruiz
e202048
Redalyc (Español (España))
PDF (Español (España))
Permanência na Educação Superior Pública: um olhar de licenciandos em Matemática de duas universidades
Shila Antuanett Neciosup Salas, Luciane de Souza Velasque, Victor Augusto Giraldo, Wellerson Quintaneiro
e202050
Redalyc
PDF
Reflexões de professoras dos Anos Iniciais sobre um processo formativo em Estatística
Célia Barros Nunes, Minervina Joseli Espíndola Reis, Tânia Maria Boschi
e202051
Redalyc
PDF
O ensino de Geometria com parlendas: uma ação formativa
Edvonete Souza de Alencar, Aldrin Cleyde da Cunha, Janielle da Silva Melo da Cunha
e202056
Redalyc
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
indexadores
Principais Indexadores
Acessos
Acessos
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
grupo
EMD é editada por