A Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma experiência vivida

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd.e202016

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e é considerada fundamental para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e físico da criança. A Modelagem Matemática, sob o ponto de vista da Educação Matemática, se apresenta como uma prática pedagógica capaz de possibilitar esse desenvolvimento. Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições da Modelagem Matemática no desenvolvimento das crianças em uma turma de Pré I, entre 4 a 5 anos. Participaram da investigação, dez crianças de uma escola pública. Os dados foram obtidos por meio de observações, fotos e filmagens. A análise foi realizada com base nos dados coletados. Descreve como as práticas foram concretizadas e as modificações necessárias ocorridas nas suas etapas quando desenvolvidas em uma turma de Pré I. Os resultados mostram as contribuições dessa prática pedagógica para o desenvolvimento das crianças, tornando-as mais participativas, autônomas e ressaltando a importância do diálogo e a interação entre elas.

Palavras-chave: Aprendizagens. Educação Infantil. Modelagem na Educação Matemática.

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Publicado

08-05-2020

Como Citar

BELO, C. B.; BURAK, D. A Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma experiência vivida. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–22, 2020. DOI: 10.24116/emd.e202016. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1269. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Modelagem Matemática e Resolução de Problemas