O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Progressão Geométrica através da Resolução de Problemas na Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202031

Resumo

Este artigo é recorte de uma dissertação que buscou investigar, na forma de um estudo de caso, quais as contribuições, no ensino e na aprendizagem de Progressão Geométrica, propiciada pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas no Ensino Superior. Esta pesquisa teve como sujeitos licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria matriculados na disciplina de Resolução de Problemas. A coleta de dados ocorreu em sete encontros, no período de um mês, em que cada aula buscou contemplar um conceito específico da Progressão Geométrica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionários, diários de campo, gravações de áudios e folha de resoluções dos registros dos alunos. De forma geral, essa metodologia possibilitou uma aprendizagem eficiente para os licenciandos em Matemática, os quais notaram que nem sempre há a necessidade de decorar fórmulas e teoremas durante a construção de conceitos e conteúdos matemáticos.

Palavras-chave: Matemática Discreta. Ensino Superior. Ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 35-52.

BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de; GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica. 2018.

CORREA, Matheus Metz. Uma proposta didática para o ensino de sequências através da metodologia da resolução de problemas com o auxílio das questões da OBMEP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) — Centro de Ciências Naturais e Exatas. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria.

CORREA, Matheus Metz; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner. Um mapeamento sobre dissertações e teses da região Sul na perspectiva da Resolução de Problemas para o ensino de Matemática. In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2019, Ilhéus. Anais do XVIII EBEM: a sala de aula de Matemática e suas vertentes. Ilhéus: SBEM-BA/UESC, 2019, p. 1-5.

FERREIRA, Nilton Cezar; SILVA, Lilian Esquinelato da.; MARTINS, Egidio Rodrigues. Resolução de Problemas no Ensino Superior. In: ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 189-219.

FIORENTINI, Dario; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 917-938, dez. 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KRULIK, Stephen; REYS, Robert. A resolução de problemas na Matemática escolar. Tradução de Hygino Hugueros Domingues e Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2015.

MORAIS, Rosilda dos Santos; ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Uma abordagem histórica da Resolução de Problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014, p. 17-34.

ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner. A pesquisa científica e a pesquisa pedagógica. In: ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014, p. 53-68.

PIRONEL, Márcio; VALLILO, Sabrina Aparecida Martins. O papel da avaliação na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 279-304.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

PROENÇA, Marcelo Carlos de. Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: EdUEM, 2018.

SCHROEDER, Thomas L; LESTER JR., Frank K. Developing understanding in Mathematics via Problem Solving. In: TRAFTON, Paul R.; SHULTE, Albert P. (Ed.) New directions for elementary school Mathematics. Reston: NCTM, 1989, p. 31-42.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Tradução de Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-07-16

Edição

Seção

Dossiê — Modelagem Matemática e Resolução de Problemas