Uma metanálise de dissertações e teses brasileiras que utilizaram a teoria do Pensamento Matemático Avançado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202053

Palavras-chave:

Pensamento Matemático Avançado, Metanálise, Teoria Cognitivista, Dissertações e Teses Brasileiras, Educação Matemática

Resumo

Após um certo período de publicações sobre um determinado tema, pesquisadores sentem a necessidade de analisá-las para verificar tendências dessas publicações. O objetivo deste artigo é apresentar uma metanálise de pesquisas brasileiras baseada em alguns aspectos dessas produções que utilizaram noções de Pensamento Matemático Avançado em seus referenciais teóricos. Para isso, foram utilizadas 21 dissertações e 5 teses destacando-se aspectos considerados importantes dessas pesquisas. Esta investigação é parte de uma pesquisa de doutorado, que visa analisar as diversas concepções do PMA em publicações brasileiras. A metodologia utilizada nas análises segue as orientações da análise de conteúdo. Constatou-se que as pesquisas se concentram na região sudeste e no Ensino Superior, e que a maioria destas pesquisas foi de caráter empírico, mostrando a potencialidade desta teoria cognitivista para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos.

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Publicado

09-11-2020

Como Citar

CARMO, P. F. do; IGLIORI, S. B. C. Uma metanálise de dissertações e teses brasileiras que utilizaram a teoria do Pensamento Matemático Avançado. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–26, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202053. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2879. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Artigos