Para onde orientam estudos sobre Pensamento Algébrico e Lesson Study? Caracterização de pesquisas com professores dos anos iniciais (2009-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202030

Resumo

Afirmamos a importância de perspectivas do trabalho, em regime de colaboração, com professores que ensinam Matemática na Educação Básica, particularmente no ciclo da alfabetização frente à inserção da unidade temática Álgebra no currículo dos Anos Iniciais. O artigo baseia-se em revisão de literatura, com mapeamento de teses e dissertações, voltada à teorização dos estudos desenvolvidos na última década (2009 a 2019) que abarcaram os descritores Pensamento Algébrico e Lesson Study em programas de pós-graduação da área de Educação e Ensino, situados no Estado de São Paulo. A análise dos diferentes estudos localizados no contexto paulista desvelou indícios relevantes à indicadores futuros, os quais possibilitaram-nos aprimorar a atividade de extensão e pesquisa que desenvolvemos em 2019. A aproximação com as experiências anteriores sinaliza para necessidade de constituir espaços de formação, centrados na escola, que possibilitem a instrumentalização docente no que respeita atributos definidores do desenvolvimento do pensamento algébrico com as crianças.

Palavras-chave: Mapeamento de Teses e Dissertações. Pensamento Algébrico. Lesson Study. Anos Iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAGÃO, Ana Maria Falcão; PREZOTTO, Marissol; AFFONSO, Bianca Fiod. Reflexividades e parceria no cotidiano da escola: o método de formação docente Lesson Study. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2015, Curitiba. Anais do XII EDUCERE: Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba: PUC-PR, 2015. p. 16113-16124.

ARAÚJO, Elizabeth Adorno de. Ensino de álgebra e formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 331-446, jul./dez. 2008.

BAPTISTA, Mónica; PONTE, João Pedro da.; COSTA, Estela; VELEZ, Isabel; BELCHIOR, Margarida. Lesson study na formação de professores do 1º ciclo do ensino básico. In: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23, 2012, Coimbra, 2012. Actas do XXIII SIEM. Lisboa: APM, 2012, p. 127-138.

BEZERRA, Renata Camacho. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no contexto da lesson study. 2017. 211f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente.

BLANTON, Maria L.; KAPUT, James J. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v. 36, n. 5, p. 412-446, nov. 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANAVARRO, Ana Paula. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, Lisboa, v. 16, n. 2, p. 81-118. 2007.

ELLIOT, John. Lesson studies. Disponível em https://www.unicamp.br. Acesso em: 15, jan. 2020.

FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha. Alfabetização algébrica nas Séries Iniciais. Como começar? Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 42, p. 27-36, fev./jul. 2003.

FELIX, Thiago Francisco. Pesquisando a melhoria de aulas de Matemática seguindo a proposta curricular do estado de São Paulo, com a metodologia da pesquisa de aulas (lesson study). 2010. 137f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) — Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos.

FERREIRA, Miriam Criez Nobrega. Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) — Centro de Ciências Humanas e Naturais. Universidade Federal do ABC. Santo André.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, ag. 2002.

FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio. Contribuições para um repensar... a educação algébrica elementar. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 78-91, mar. 1993.

FREIRE, Raquel Santiago. Desenvolvimento de conceitos algébricos por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2011. 181f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2011.

FUJII, Toshiakira. Designing and adapting tasks in lesson planning: a critical process of Lesson Study. ZDM Mathematics Education, Dordrecht, v. 48, n. 4, p. 411-423, 2016.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais. Tradução de Federico Carotti. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GOMA, Jane Lopes de Souza. A comunicação escrita matemática envolvendo o pensamento algébrico com futuras professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

KAPUT, James. A research base supporting long term Algebra reform? In: ANNUAL MEETING OF NORTH AMERICAN CHAPTER OS INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 17, Columbus. Whasigton, 1995, p. 2-26.

KAPUT, James. What is Algebra? What is algebraic reasoning? In: KAPUT, James; CARRAHER, David William; BLANTON, Maria (Ed.). Algebra in the early grades. New York: Routledge, 2008, p. 5-18.

KIERAN, Carolyn. Developing algebraic reasoning: the role of sequenced tasks and teacher questions from the primary to the early secondary school levels. Quadrante, Lisboa, v. 16, n. 1, p. 5-26, 2007.

LEWIS, Catherine. How does lesson study improve mathematics instruction? ZDM Mathematics Education, Dordrecht, v. 48, n. 4, p. 571-580, 2016.

LIMA, José Roberto de Campos. Pensamento algébrico no currículo do Ciclo de Alfabetização: estudo comparativo de duas propostas. 2018. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

LIMA, José Roberto de Campos; BIANCHINI, Bárbara Lutaif. A álgebra e o pensamento algébrico na proposta de Base Nacional Curricular Comum para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 197-208, jan./jun. 2017.

LORCA, Arturo Mena. A. El estudio de clases japonés en perspectiva. In: JORNADAS NACIONALES DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 23, 2007, Viña del Mar. Actas del XIII JNEM. Viña del Mar: Sociedad Chilena de Educación Matemática, 2007, p. 1-7.

MASON, John. Expressing generality and roots of algebra. In: BEDNARZ, Nadine; KIERAN, Carolyn; LEE, Lesley. (Ed.). Approaches of algebra: perspectives for research and teaching. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1996, p. 65-86.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Iris Aparecida. (Org). O desenvolvimento do pensamento algébrico na educação básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) Matemática. Brasília: SBEM, 2018.

PEREZ GÓMEZ, Angel; SOTO GÓMEZ, Encarnación. Lesson Study: la mejora de la práctica y la investigación docente. Cuadernos de Pedagogía, v. 417, p. 64-68, 2011.

PIRES, Flávio de Souza. Metanálise de pesquisas brasileiras que tratam do desenvolvimento do pensamento algébrico na Escola Básica (1994-2014). 2018. 138f. Tese (Doutorado em Educação) — Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos. 2018.

PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa. Pensamento algébrico na formação inicial de professores. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 133-155, out./dez. 2013.

PONTE, João Pedro da; QUARESMA, Marisa; PEREIRA, Mata Joana; BAPTISTA, Mónica. O Estudo de Aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 868-891, set./dez. 2016.

QUARESMA, Marisa; PONTE, João Pedro da. Dinâmicas de reflexão e colaboração entre professores do 1.º ciclo num estudo de aula em Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 63, p. 368-388, abr. 2019.

RIBEIRO, Alessandro Jacques; CURRY, Helena Noronha. Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de equação e função. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SANTOS, Carla Cristiane Silva; LUVISON, Cidinéia da Costa; MOREIRA, Kátia Gabriela. A construção do pensamento algébrico no Ensino Fundamental I: possíveis trabalhos para a percepção de regularidades e de generalizações. In: NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Iris Aparecida. (Org). O desenvolvimento do pensamento algébrico na educação básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) Matemática. Brasília: SBEM, 2018, p. 71-196.

SANTOS, Carla Cristina Silva. O pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a percepção de regularidades e o pensamento relacional. 2017. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade São Francisco. Itatiba.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Orientações Curriculares do Estado de São Paulo — Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Matemática. São Paulo: SEE/CGEB, 2014.

SARTO, Beatriz; CIRÍACO, Klinger Teodoro. Professores que ensinam Matemática e o desenvolvimento do pensamento algébrico em um contexto de lesson study nos Anos Iniciais. In: Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 1, 2019, Maceió. Anais do I CAEMAI: Desafios da formação do pedagogo e sua atuação nas aulas de Matemática. Maceió: UFAL, 2019, p. 1-3.

SCHLIEMANN, Analúcia Dias; CARRAHER, David William; BRIZUELA, Bárbara. Bringing out the algebraic character of arithmetic: from children’s ideas to classroom practice. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.

TAKAHASHI Akihiko; McDOUGAL, Thomas. Collaborative lesson research (CLR). In: QUARESMA, Marisa; WINSLØW, Carl; CLIVAZ, Stéphane; PONTE, João Pedro da; SHÚILLEABHÁIN, Aoibhinn Ní; Takahashi; Akihiko. (Ed.). Mathematics lesson study around the world: theoretical and methodological issues. Germany, Springer, 2018, p. 143-152.

UTIMURA, Grace Zaggia. Docência compartilhada na perspectiva de Estudos de Aula (Lesson Sutdy): um trabalho com as figuras geométricas espaciais no 5º ano. 2015. 161f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-07-15

Edição

Seção

Dossiê — Formação de professores que ensinam Matemática