Escrita fora da escola: experiências de crianças nos espaços de uma comunidade rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v14n16a24

Palavras-chave:

Escrita, Crianças, Comunidade rural, Disponibilidade, Acesso

Resumo

A partir de subsídios dos Novos Estudos de Letramento, este artigo tem como objetivo investigar os usos e o envolvimento de crianças, de uma comunidade rural do norte de Minas Gerais, com a escrita fora da escola. Neste contexto privilegiou-se a análise da participação de crianças dessa comunidade em eventos de letramento. Adotou-se a pesquisa de perspectiva etnográfica e procedeu-se à observação participante no ano de 2012 na comunidade. O estudo envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas, a produção de diário de campo, gravações de áudio e vídeo e coleta de artefatos escritos usados e/ou produzidos fora da escola. A pesquisa evidenciou que múltiplos letramentos ocorrem nesse contexto e que as crianças encontram disponibilidade e acesso à escrita na comunidade. Em contraposição, a pesquisa mostrou que, apesar do acesso e disponibilidade da escrita nos espaços da comunidade, esses saberes não fazem parte do acervo ensinado no contexto da escola local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local Literacies. New York: Routledge, 1998.

HEATH, Shirley Brice. Ways with words: language, life, and work in communities and classrooms. New York: Cambridge University Press, 1983.

KALMAN, Judith. El acceso a la cultura escrita: la participación social y la apropiación de conocimientos en eventos cotidianos de lectura y escritura. Revista Mexicana de Investigación Educativa, México, Consejo Mexicano de Investigación Educativa, v. VIII, n. 17, enero-abril 2003, p. 37-66.

KALMAN, Judith. Saber lo que es la letra: una experiencia de lectoescritura con mujeres de Mixquic. 1 ed. México: Instituto de la Educación de la UNESCO, 2004. (Biblioteca para la actualización del maestro).

MOLL, Luis C. Literacy research in community and classrooms: a sociocultural approach. In: BEACH, Richard.; GREEN, Judith.; KAMIL, Michael.; SHANAHAN, Timothy. (Eds.). Multiple disciplinary perspectives on literacy research. Urbana, IL: NCRE; NCTE, 1992. p. 211-240.

STREET, Brian Vincent. Literacy in theory and practice. Cambridge University Press, 1984.

STREET, Brian Vincent. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Arquivos adicionais

Publicado

25.10.2021

Edição

Seção

Dossiê — Educação, Saberes Tradicionais e Populares