A leitura de histórias no processo de alfabetização de crianças

Autores

  • Alessandra Braga Costa Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Geisa Magela Veloso Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) http://orcid.org/0000-0002-7392-2749
  • Renata Durães Domingues Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Esta pesquisa, em andamento, situa-se no campo de estudos da alfabetização e do letramento, e orienta-se pelo objetivo de analisar práticas de letramento literário e discutir a funcionalidade da leitura de histórias para a compreensão da linguagem escrita pelas crianças, em processo de alfabetização. Trata-se de um desdobramento de uma pesquisa de iniciação científica, cujo nome é “Aprender a ler e escrever: pesquisa educacional e ação pedagógica”, aprovado conforme parecer 1753, com início em 2010 e término em 2011. O lócus da pesquisa é uma escola pública localizada em região periférica da cidade de Montes Claros (MG).

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Ensino de Leitura e Escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O método das ciências sociais. In.: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith e GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

GRAFF, Harvey J. Os labirintos da alfabetização: reflexões sobre o passado e o presente da alfabetização. Porto Alegre: Artmed, 1994.

SMITH, Frank. Compreendendo a Leitura – uma análise psiconlinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2004

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Dimensão, l998.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986.

TOLCHINSKY, Liliana. Ler e escrever na diversidade. In: PEREZ, Francisco Carvajal & GARCIA, Joaquim Ramos (Org.). Ensinar ou aprender a ler e escrever? Porto Alegre: Artmed, 2001.p.137-144.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2013

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)