Os aspectos psicopedagógicos e sistêmicos dos processos de ensino e de aprendizagem da Alfabetização Matemática, de crianças de turmas do primeiro ano de escolarização

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Resumo

Este artigo relata uma parte da revisão de literatura de uma proposta de projeto de ensino institucionalizada, que envolve os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), e se pauta na necessidade de oportunizá-los a vivenciar, a aprender e a experimentar a construção de conhecimento acerca da temática, bem como a elaboração e aplicação de instrumentos de diagnósticos e de intervenção em crianças do primeiro ano de escolarização do Ensino Fundamental. Este trabalho tem por objetivos os de discutir a relação entre os aspectos psicopedagógicos e sistêmicos do processo de ensinar e de aprender e o de apresentar as características do processo de ensino e de aprendizagem que envolve a alfabetização matemática. Nesse caso, este é um artigo de revisão de literatura do tipo narrativa o qual consiste em elaborar estratégias para responder a um objetivo específico que serve para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos incluídos na revisão. Como resultado, podemos dizer que a alfabetização matemática ainda é um assunto pouco explorado e vivenciado pelas crianças em fase de escolarização, embora seja exatamente nessa etapa que mais precisa ser. Como conclusão parcial, afirmamos que os professores das turmas do primeiro ano de escolarização, ainda ficam “perdidos” em relação aos conteúdos matemáticos necessários ao trabalho com as crianças, e, por isso, trabalham, em sala de aula, conteúdos que não levam em consideração os aspectos psicopedagógicos necessários à construção desse tipo de conhecimento matemático.

Palavras-chave: Aspectos psicopedagógicos e sistêmicos. Processos de ensino e de aprendizagem. Alfabetização Matemática.

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20.12.2018

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Artigos