A prática social da escrita: uma perspectiva de letramento

Autores

  • Célia Patrícia Alves de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
  • Rose Mary Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de discorrer sobre a concepção de letramento, condição de uso individual e social de habilidades de leitura e escrita em sua funcionalidade individual e social na escola e fora dela, tendo como foco a escrita, sua função e produção. Assim buscaremos responder a questão: quais os fatores que interferem na escrita das crianças, especificamente do 5º ano, do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Afonso Salgado que impossibilitam a interação entre a prática social da escrita e a perspectiva de letramento? A pesquisa tem como base a Linguística Aplicada com pressupostos teóricos de Kleiman (1995), Soares (2006) e Kato (1988) dentre outros que observam e analisam o letramento e a escrita. Partimos da hipótese que a relação social da escrita, com a escola, deve ser capaz de colocar o indivíduo como sujeito que participa da ação de aprender, percebendo a funcionalidade da mesma em diferentes contextos escolares e não escolares. Os dados foram coletados a partir da aplicação de atividades desenvolvidas no projeto Alfabetização e Letramento: leitura e escrita do PIBID, atendendo alunos que apresentam dificuldades na aquisição das habilidades de leitura e escrita.

Palavras-chave: Escrita. Prática social. Letramento.

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Referências

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20.06.2018

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