Realismo nominal e consciência fonológica: elementos importantes para o sucesso na aprendizagem inicial da leitura e da escrita

Autores

  • Alessandra Braga Costa Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Geisa Magela Veloso Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) http://orcid.org/0000-0002-7392-2749
  • Renata Durães Domingues Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

A pesquisa situa-se no âmbito da alfabetização e do letramento e tem a cultura escolar como objeto de estudo. O objetivo do trabalho é identificar a presença de características de pensamento realista nominal e de habilidades metafonológicas entre crianças em processo de alfabetização, por compreender que a apropriação da leitura/escrita alfabética seja aprendizagem complexa e evolutiva, que se processa por elaborações de hipóteses e conceitos pela criança. A pesquisa foi desenvolvida por abordagem qualitativa que, conforme Alves-Mazzotti (1999), demarca oposição em relação ao positivismo e propõe uma perspectiva compreensiva e interpretativa da realidade, partindo do pressuposto de que as pessoas não agem de forma desinteressada e neutra, mas motivadas por suas crenças, percepções, sentimentos e valores. O lócus da pesquisa é uma escola pública periférica de Montes Claros e o universo da investigação inclui três professoras e 75 alunos do 1º ano de escolaridade, com idade entre 5 e 6 anos. Para coleta de dados foi realizada entrevista semiestruturada, sendo possível perceber grande diversidade de conceitos, crenças e hipóteses sobre leitura e escrita. Considerando teorização de Carraher e Rego (1981), classificamos as crianças em três níveis. No nível 1A, encontram-se 42 crianças que acreditam que a palavra escrita apresenta características do objeto ao qual se refere e pensam as palavras a partir do significado e não da sua pauta sonora. No nível 1B, momento de transição, encontram-se 23 crianças que apresentam respostas mescladas, que ora são associadas ao significado e às características físicas dos objetos representados, ora são apresentadas a partir do significante, das letras e sílabas que compõem os nomes. No nível 2 encontram-se 10 crianças que já superaram o realismo nominal e são capazes de compreender as palavras como significantes, percebendo as letras, sílabas e sons que compõem os nomes. Ainda como dado de pesquisa, dentre os 75 alunos entrevistados apenas 3 possuem habilidades de consciência fonológica para compreensão de sílabas inicial, medial e final. Por considerar que a maior parte dos alunos apresenta pensamento realista nominal e poucas habilidades de consciência fonológica, a pesquisa indica a necessidade de trabalho pedagógico que focalize esses elementos, de forma a construir condições para sucesso das crianças na alfabetização.

Palavras chave: Alfabetização. Realismo Nominal. Consciência Fonológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O método das ciências sociais. In.: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith e GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

CARRAHER, Terezinha Nunes e REGO, Lúcia Lins Browne. O realismo nominal como obstáculo na aprendizagem da leitura. Cadernos de Pesquisa. São Paulo. v 39. Nov. 1981. p.3-10.

CÓCCO, Maria Fernandes & HAILLER, Marco Antônio. Didática da Alfabetização. São Paulo: FTD, 1996.

FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979

FREITAS, Gabriela Castro Menezes de. Sobre a consciência fonológica. In: LAMPRECHT, Regina Ritter. Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto alegre: Artes Médicas, 2004.

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica e metodologias de alfabetização. Revista Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão. 2006. v 12. n 70. jul/ ago./2006

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2011

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)