Relação entre o realismo nominal, consciência fonológica e os estágios da escrita

Autores

  • Jania de Oliveira Pereira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento e Linguagem Matemática, oferecido pelo Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Universidade Estadual de Montes Claros. Insere-se no campo da alfabetização e tem como objetivo investigar qual a relação existente entre os níveis do Realismo Nominal, Consciência Fonológica e os estágios em que perpassa a criança para a aquisição da escrita. Este trabalho traz uma discussão sobre o tema de forma a uma melhor compreensão do processo de alfabetização de crianças na faixa etária de quatro a cinco anos de idade. Sendo esta pesquisa, de natureza qualitativa, no qual foi utilizada entrevista semi-estruturada como instrumento de coletas de dados. Os dados foram coletados, transcritos, tabulados e descritos conforme a realidade pesquisada e foi embasada com teorias correntes de acordo aos autores, Morais (2006) e Freitas (2004) que falam sobre Consciência Fonológica; Carreher e Rego (1981) com a pesquisa sobre Realismo Nominal; dentre outros. Os resultados obtidos indicaram uma alta correlação entre os níveis do Realismo Nominal, Consciência Fonológica e de aquisição da escrita.

Palavras-chave: Realismo Nominal. Consciência Fonológica. Estágios da escrita. Alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith & GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira, 1999.

BELLÉS, Rosa M. O que as crianças pequenas sabem sobre a escrita? In: PEREZ, Francisco Carvajal, GARCIA, joaquín Ramos. (orgs) Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Porto Alegre: Artmed, 2001.

CARRAHER, Terezinha Nunes e Rego, Lúcia Lins Browne. O realismo nominal como obstáculo na aprendizagem da leitura. Cadernos de pesquisa. N. 39, nov. 1981, São Paulo.

FREITAS, Gabriela Castro Menezes. Sobre a Consciência Fonológica. In: LAMPRECHT, Regina Ritter. Aquisição Fonológica do Português. São Paulo: Artmed, 2004.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995.

GODOY, Arilda S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr., 1995.

LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORAIS, Artur Gomes. Consciência fonológica e metodologias de alfabetização. Presença Pedagógica. N° 70, jul/ago. 2006.

TEBEROSKY, Ana. O ingresso na Escrita. In: PEREZ, Francisco Carvajal; GARCIA, Joaquín Ramos. (orgs) Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Porto Alegre: Artmed, 2001.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. 4ª tiragem. São Paulo: Atlas, 1995.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Edição

Seção

Artigos