O ensino de Língua Portuguesa, na modalidade escrita, para estudantes surdos em contexto inclusivo com proposta bilíngue

Autores

  • Ivanete Pereira de Souza UNIMONTES
  • Charley Pereira Soares UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v18n20a04

Palavras-chave:

Ensino Bilíngue, Visualidade, Libras, Língua Portuguesa

Resumo

Resumo: Este texto discute a educação sob a perspectiva bilíngue inclusiva para estudantes surdos e tem como foco os estudos que promovem reflexões teóricas e práticas, elucidando o seguinte questionamento: Como desenvolver o ensino da língua portuguesa, em sua modalidade escrita, para estudantes surdos em contexto inclusivo bilíngue? Apresentamos, assim, exemplificações de possibilidades pedagógicas, a partir da experiência de Souza (2023) enquanto professora regente e intérprete de língua de sinais, por longos anos, na rede estadual de Minas Gerais. As discussões delineadas consideram os postulados defendidos por autores renomados, entre os quais estão Bakhtin (2006), Faria-Nascimento et al. (2021), Marcuschi (2008), Quadros (2017), Rojo e Moura (2019) e Santaella(2012), além das legislações vigentes, que orientam o ensino bilíngue no Brasil. Pelas considerações realizadas, ratificamos que há possibilidades para o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa para surdosem classe inclusiva, desde que sejam consideradas as suas especificidades linguísticas.

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Arquivos adicionais

Publicado

25.08.2023

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar