O uso de pequenas narrativas como recurso argumentativo para a construção de posicionamentos emocionais:

Uma análise de um debate regrado na aula on-line de Língua Portuguesa durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • Carolina Scali Abritta Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lívia Miranda de Oliveira
  • Carlos Wagner Marinelle Francisco

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v17n19a07

Palavras-chave:

Teoria do Posicionamento , Debate regrado, Pequenas narrativas, Sala de aula, Covid-19

Resumo

O presente artigo toma como embasamento teórico a Teoria do Posicionamento (Harré; Van Langenhove, 1999) e a Teoria de Micronarrativas (Georgakopoulou, 2006), para analisar a produção de posicionamentos de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental envolvidos em um debate regrado sobre o ensino remoto no contexto da escola pública brasileira em tempos de pandemia de coronavírus. Ficou demonstrado, através da análise dos dados orais gerados e transcritos conforme os pressupostos da Análise da Conversa Etnometodológica (LODER, 2008), o uso argumentativo e contraargumentativo de pequenas narrativas orais e ainda o recurso à emoção para a construção dos posicionamentos discentes no curso do debate oral. Fruto de uma dissertação desenvolvida no âmbito do PROFLETRAS, destaca-se com contribuições deste trabalho: a valorização da argumentação oral, do uso de pequenas narrativas e da educação das emoções na sala de aula de Língua Portuguesa.

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Arquivos adicionais

Publicado

12.06.2023

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar