Indústria cultural e Educação: a música como ferramenta para o ensino de História

Autores

  • César Henrique de Queiroz Porto Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Vanessa Durães Prudêncio Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo apresentar uma discussão a respeito das expressões culturais de massa, sobretudo a música, e, ao mesmo tempo, sugerir uma análise histórica e social de tais expressões, visando, principalmente, utilizá-las como recurso extra-didático para o ensino de História em sala de aula. Para isso, fazemos, inicialmente, uma análise em torno das teorias da indústria cultural, enfatizando a indústria fonográfica no Brasil após a década de 1960. Após o entendimento das diferentes vertentes que discutem a indústria cultural, discorremos acerca de algumas produções musicais brasileiras que podem servir como fonte de entendimento de determinados conteúdos referentes à disciplina História e sua aplicação em sala de aula para demonstrar que é possível aproximar os conteúdos ministrados com o cotidiano e a realidade dos alunos.

Palavras-chave: Educação. História. Música. Indústria cultural.

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Publicado

20.12.2010

Edição

Seção

Artigos