A hora e a vez do clássico:
leitura literária na EJA com o conto “Verde lagarto amarelo”, de Lygia Fagundes Telles
DOI:
https://doi.org/10.46551/ees.v17n19a05Palavras-chave:
Letramento literário, Cânone , Lygia Fagundes Telles , Educação de Jovens e Adultos (EJA)Resumo
Recorte de dissertação desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UENP, intitulada O clássico em sala de aula: uma proposta de leitura literária na EJA com Lygia Fagundes Telles (FERNANDES, 2021), este artigo apresenta uma proposta didático-metodológica para alunos potenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo que norteou a pesquisa foi o enfrentamento da dificuldade de levar os clássicos da literatura para sala de aula, sobretudo em um contexto de questionamento do cânone consagrado. Como processo para a educação literária via leitura na escola, elaborou-se uma proposta de intervenção didática, que teve como objeto de estudo e análise três contos de Lygia Fagundes Telles, tendo o círculo de leitura como pressuposto metodológico de ensino (COSSON, 2014). Aqui, apresenta-se produto didático desenvolvido com o conto “Verde lagarto amarelo”, a fim de contribuir para a valorização da leitura de obras literárias clássicas no contexto escolar, tendo como base teórica e crítica pressupostos ligados à educação e ao letramento literários (AZEVEDO; BALÇA, 2016; COSSON, 2018).
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