O Auxílio da Praxeologia na Organização de uma Avaliação

Autores

  • Adriana Ferreira Tiburtino Universidade Cruzeiro do Sul
  • Suzete de Souza Borelli
  • Adriano Amâncio de Oliveira

DOI:

10.46551/ees.v19n21art09

Palavras-chave:

Avaliação. Praxeológica, Ensino, Aprendizagem, Tarefa

Resumo

Após a abordagem dos conteúdos, explicações e resoluções de atividades, o professor  avalia o aluno. A etapa de escolhas das questões para organização de uma avaliação não é algo fácil. Este artigo apresenta a proposta de seleção de uma questão avaliativa, através de uma organização praxeológica, refletindo sobre a tarefa proposta e sobre as técnicas que o aluno poderá empregar durante a resolução. Nessa direção, apresentaremos a Teoria Antropológico do Didático de Yves Chevallard (1999), que considera como a análise praxeológica do didático pode contribuir para a organização de uma avaliação formativa, possibilitando ao professor o planejamento de instrumentos avaliativos baseados em parâmetros especificados para observar a aprendizagem dos alunos por meio das diferentes tarefas desenvolvidas em sala de aula.

Palavras-chave: Avaliação. Praxeológica. Ensino. Aprendizagem. Tarefa.

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Arquivos adicionais

Publicado

22.07.2024

Como Citar

TIBURTINO, Adriana Ferreira; BORELLI, Suzete de Souza; OLIVEIRA , Adriano Amâncio de. O Auxílio da Praxeologia na Organização de uma Avaliação. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–13, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art09. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7285. Acesso em: 9 out. 2024.