Projetos educativos inovadores: um olhar voltado para o contexto da cidade de Januária – MG

Autores

  • Ediléia Alves Mendes Souza Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

As inovações escolares surgem ao longo de sua trajetória vinculadas a questões de ordem políticas, sociais, ideológicas e econômicas. Neste trabalho busca-se discutir o tema fundamentando-se em autores como Carbonell (2002) e Hernandez (2000), registrando de forma sistematizada uma experiência educativa desenvolvida na universidade com a intenção de promover a articulação entre teoria e prática. A pesquisa foi realizada em instituições escolares e o intuito era verificar se nesses espaços estava sendo desenvolvido algum projeto que do ponto de vista dos acadêmicos, com base nos estudos realizados em sala de aula, poderia ser considerado como inovador. Para tal fez se necessário a pesquisa bibliográfica e de campo buscando compreender o conceito de inovação e analisar as dificuldades, possibilidades e vantagens de implantação dessas propostas. Pode-se antecipar que foram identificadas algumas práticas com características inovadoras, envolvendo diversos métodos, recursos e pessoas nas situações educativas, que esses mecanismos estão estreitamente ligados e precisam ser considerados em suas relações e não isoladamente.

Palavras-chave: Inovação escolar. Relação teoria prática. Movimento transformador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. A invenção da escola a cada dia – Rio de Janeiro: DP e A, 2000.

CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

HERNANDEZ, Fernando et al. Aprendendo com as inovações na escola. Trad. Ernani Rosa – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

MINAS GERAIS. Inovação educacional: escolas de Minas estão aprendendo a aprender/ José Eustáquio de Freitas (Coord.) – Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2000. (Lições de Minas. Série: inovações e tendências).

Revistas Época. Disponível em: www.revistaepoca.globo. com. Acesso em junho de 2008.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1988.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2010

Edição

Seção

Artigos