Multiletramentos e formação de professores: um estudo do perfil de licenciandos do curso Pedagogia da Unimontes

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Resumo

A pesquisa que empreendemos situa-se no campo de estudos sobre a formação de professores no contexto de múltiplos letramentos e objetivou levantar e examinar o perfil de ingressantes do curso de Pedagogia da Unimontes, com atenção a variáveis como idade, raça, gênero e escolaridade dos pais, entre outras. Consideramos que a construção de um perfil dos licenciandos mostra-se importante para compreender quem são os estudantes que chegam à Universidade, no recente cenário de inclusão das camadas populares no universo do ensino superior brasileiro. Para levantar tal perfil, realizamos um estudo exploratório que constou de estudo bibliográfico e pesquisa de campo. Como técnica de coleta de dados, utilizamos, em um primeiro momento, de questionários que foram respondidos por 28 alunos, ou seja, 73% do total da turma selecionada. Para aprofundar o estudo, usamos, em um segundo momento, a técnica dos grupos focais. O cruzamento dos dados dos questionários com os grupos focais indica que os sujeitos do estudo são estudantes de baixa renda, em sua maioria jovens, mulheres, pardas, egressas de escolas públicas, cujos genitores preponderantemente não cursaram ensino superior, com registro de pais analfabetos e semianalfabetos. Destacamos que prevalece, nesses alunos, uma noção de vocação como explicação para a escolha do curso e uma concepção da Pedagogia enquanto espaço que se limita ao trabalho com crianças. A investigação desenvolvida apresenta um conjunto de elementos que contribuem com a reflexão sobre a formação de professores.

Palavras-chave: Formação de Professores. Pedagogia. Perfil de estudantes.

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20.08.2019

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