História da Educação em Montes Claros: civilização como processo de disciplinamento dos indivíduos — 1918-1938

Autores

Resumo

Situando-se no contexto da História Cultural, o artigo pretende discutir o processo de inculcação de valores e de disciplinamento dos indivíduos, como elemento integrante do empreendimento educativo desenvolvido pelo jornal Gazeta do Norte e da Escola Normal de Montes Claros, instancias que assumem a missão de civilizar os cidadãos como condição para modernizar a cidade. Inicialmente, Jornal e Escola pregam a disciplina fundada na autoridade dos pais e no valor dos bons exemplos dos pais. Contudo, ao ser atravessada pelo movimento da Escola Nova, a missão educativa desloca o foco para processos educativos menos opressivos e mais operativos, pregando o respeito à individualidade e à educação para a liberdade. A criança não deveria ser apenas alfabetizada e instruída, mas educada para exercer uma liberdade disciplinada e produtiva.

Palavras-chave: História da Educação. Processo educativo. Alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Encyclopaedia Universalis. Vol XI. Paris: Encyclopaedia Universalis France, 1989.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes. V. 1, 1998.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergstrom. Introdução ao estudo da escola nova: bases, sistemas e diretrizes da Pedagogia contemporânea. 12. ed. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.

VARELA, Julia. Categorias espago temporais e socialização escolar: do individualismo ao narcisismo. In: COSTA, Marisa Vorraber. (Org.) Escola básica na virada do século. São Paulo: Cortez, 2003.

VEIGA, Cynthia Greive. A escolarização como projeto civilizador. Revista Brasileira de Educação. ANPEd. set./out./nov./dez. 2002. 2003, p.90-103.

VIDAL, Diana Gonçalves. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: Editora da Universidade de São Francisco, 2001.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2009

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)