Escola, cultura e relações étnicas

Autores

  • Maria Helena de Souza Ide Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Mônica Maria Teixeira Amorim Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) http://orcid.org/0000-0002-3537-2686

Resumo

No momento atual, os sujeitos e/ou grupos colocados em situação de subalternidade, ou seja, os negros, os afro-descendentes, as comunidades indígenas, as mulheres e os homossexuais, passam por um processo de re-valorização e suas identidades culturais. No que diz respeito aos afrodescendentes, entendemos que nos encontramos no início de um movimento que demandará ainda muita luta para romper com o preconceito e com a exclusão a que esta população tem sido historicamente submetida. Nesse bojo, sendo a escola uma instituição socialmente contextualizada, é de se esperar que sua prática cotidiana adquira contornos muito próximos daqueles experimentados em contextos sociais mais amplos. Isto faz com que no âmbito da educação tenham surgido perguntas quanto à forma como a escola lida com a questão das diferenças. mais especificamente com a cultura negra. Com o propósito de contribuir com o debate acerca dessa questão, o presente artigo toma a relação entre escola, cultura e relações étnicas como objeto de análise. A partir do estudo teórico sobre o tema, pode-se inferir que a efetivação de práticas pedagógicas politicamente comprometidas com a inclusão passa pela busca de afirmação da cultura negra pela escola.

Palavras-chave: Escola. Diferenças culturais. Cultura negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADÃO, J. M. Práxis educativa e movimento negro no Rio Grande do Sul. In: OLIVEIRA, Iolanda; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. (Org.). Negro e Educação: identidade negra — pesquisas sobre o negro e a educação no Brasil. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Ação Educativa — Assessoria. Pesquisa e Informação. s/d. p. 59-70.

CANDAU. V. M. et al. Multiculturalismo e educação: uma construção de perspectiva. In: CANDAU, V. M. (Org.). Sociedade. educação e cultura: questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002.

CANEN, A. Formação de professores e diversidade cultura. In: CANDAU, V. M. (Org.) Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1999.

CUNHA JR. H. Afrodescendência, pluriculturalismo e educação. Revista Pátio, ano 2, n. 6. agosto/outubro, 1998. p. 21-24.

FLEURI, R. M. Multiculturalismo e interculturalismo nos processos educacionais. In: Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 67-81.

FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas. 1993.

LIMA, M. B. Repertórios culturais, identidades étnicas e educação em território de maioria afro-descendente. In: OLIVEIRA, Iolanda; SILVA. Petronilha Beatriz Gonçalves. (Org.). Negro e Educação: identidade negra — pesquisas sobre o negro e a educação no Brasil. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Ação Educativa — Assessoria. Pesquisa e Informação. s/d. p. 85-102.

OLIVEIRA, V. R. E. M. Um currículo multicultural: práticas inclusivas e a afro-descendência. In: OLIVEIRA, Iolanda; SILVA. Petronilha Beatriz Gonçalves. (Org.). Negro e Educação: identidade negra — pesquisas sobre o negro e a educação no Brasil. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Ação Educativa — Assessoria. Pesquisa e Informação. s/d. p. 103-116.

REIS, M. C. G. Escola e contexto social: a identidade racial numa comunidade remanescente de quilombo. In: OLIVEIRA, Iolanda; SILVA. Petronilha Beatriz Gonçalves. (Org.). Negro e Educação: identidade negra — pesquisas sobre o negro e a educação no Brasil. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Ação Educativa — Assessoria. Pesquisa e Informação. s/d. p.143-158.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 21 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA. T. T. (Org.). Identidade e diferença; a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2005.

SODRÉ, M. Cultura, diversidade cultural e educação. In: TRINDADE, A. L. (Org.). Multículturalismo: mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2008

Edição

Seção

Artigos