Construtivismo, consciência fonológica e método fônico no processo de alfabetização

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar representações e práticas de alfabetização que circularam entre professores, em diferentes temporalidades, visando o enfrentamento do desafio de ensinar a ler e escrever, mais especificamente, abordaremos a grande polêmica em debate na academia e também na mídia, que nos últimos anos tem sido conhecida como a “guerra dos métodos”. Dada à centralidade da alfabetização/escolarização, as metodologias de ensino ocupam lugar de destaque nas preocupações de professores de diferentes épocas, pois o saber ler e escrever sempre esteve diretamente ligado à ideia de modernidade e desenvolvimento. Dessa forma, diferentes educadores discutem e defendem qual método ou teoria se apresenta como mais eficaz para aquisição da escrita alfabética pelas crianças, visando equacionar os problemas relativos ao fracasso escolar que, no Brasil, ganha visibilidade no crônico problema do analfabetismo.

Palavras-chave: Alfabetização. Ensino de leitura e escrita. Letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva e MACIEL, Francisca Isabel Pereira. O Livro de Lili em Minas Gerais: hegemonia didática e suas influências. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva e MACIEL, Francisca Isabel Pereira. (org). História da alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT – Séc. XIX e XX). Belo Horizonte: UFMG/FAE, 2006.

FREITAS, Gabriela Castro Menezes de. Consciência fonológica: rimas e aliterações no português brasileiro. PUCRS. Artigo publicado na revista Letras de Hoje, v.132, p.155 – 170, 2003. Disponível em www.aletra.rs.com.br/artigos/gabi.pdf . Acesso em: 05 de jan de 2009.

FREITAS, Gabriela Castro Menezes de. Sobre a consciência fonológica. In: LAMPRECHT, Regina Ritter. Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto alegre: Artes Médicas, 2004.

MORAIS, Artur Gomes de. Concepções e metodologias de alfabetização: por que é preciso ir além da discussão sobre velhos “métodos”? UFPE – Centro de Educação e CEEL - Centro de Estudos em Educação e Linguagem. versão desse trabalho foi apresentada no XIII ENDIPE, no Simpósio “Os Discursos e as Narrativas nos Processos Educativos”, sob o título “Discursos recentes sobre alfabetização no Brasil”, em abril de 2006a. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_moarisconcpmetodalf.pdf

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica e metodologias de alfabetização. Revista Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão. V.12. n.70. jul/ago, 2006b.

MORAIS, Artur Gomes e ALBUQUERQUE, Eliane Borges Correia de. Novos livros de alfabetização: dificuldades em inovar o ensino do sistema de escrita alfabético. In: COSTA VAL, Maria da Graça e MARCUSCHI, Beth (orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos. Alfabetização no Brasil: ainda um desafio. Revista espaço acadêmico n° 93 mensal fevereiro de 2009. Ano VIII. Disponível em: www.espacoacademico.com.br/093/93morais.htm. Acesso em: 18 de dez de 2009.

MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Conferência proferida durante o Seminário "Alfabetização e letramento em debate", promovido pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, realizado em Brasília, em 27/04/2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf. Acesso em: 15 de dez. de 2009.

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2003b.

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

TEBEROSKY, Ana e COLOMER, Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VASCONCELOS, Zinda. Alfabetização hoje: um mal-estar generalizado?(UERJ), 2007. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ixfelin/trabalhos/pdf/72.pdf. Acesso em: 08 de jan. de 2009.

WEISZ, Telma. Coleção Emilia Ferreiro. Belo Horizonte: CEDIC, SD.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2011

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)