Aprender a ler e escrever: o que pensam as crianças em processo de alfabetização

Autores

  • Renata Durães Domingues Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Geisa Magela Veloso Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) http://orcid.org/0000-0002-7392-2749
  • Alessandra Braga Costa Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Imbuídos de crenças em circulação no mundo ocidental é possível afirmar que saber ler e escrever proporciona grandes poderes aos que se apropriaram dessa ferramenta. Através da leitura e da escrita temos a possibilidade de acessar mundos, pessoas e situações diversas e distantes, que não realizaríamos se não fosse por esse recurso. Portanto, através do ensinar a ler e escrever cumpre-se um objetivo fundamental da educação que é produzir e ampliar as possibilidades para desenvolver no ser humano todos os aspectos do seu comportamento: cognitivo, moral, social e afetivo. O presente trabalho está inserido no contexto da educação, especificamente no campo de estudos sobre alfabetização e letramento, tendo a cultura escolar com objeto de estudo. A pesquisa, em andamento, tem por lócus uma escola pública periférica de Montes Claros, e tem por sujeitos investigados alunos de uma turma 2º ano de escolaridade, composta pelos mais fracos e com menor desempenho em termos de aprendizagem no 1º ano do ano letivo anterior. Ou seja, são alunos oriundos de 3 outras turmas, que não se alfabetizaram no 1º ano de escolaridade e integraram uma turma que demanda por atendimento especial e sistemático por parte da escola. 

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Ensino de leitura e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O método das ciências sociais. In.: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith e GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

ENGUITA, Mariano F. O magistério numa sociedade em mudança. In. VEIGA, Ilma Passos Alencastro et al. (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas/SP, 1998.p.11-26.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Porto alegre: Artes Médicas, 1979.

GRAFF, Harvey. Os labirintos da alfabetização. Porto Alegre: Artmed, 1997.

LEITE, Sergio Luiz da Silva; TASSONI, Elvira Cristina M. Afetividade e ensino. In: SILVA, Ezequiel Theodoro da. (Org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. São Paulo: Autores Associados, 2007.

SMITH, Frank. Compreendendo a Leitura – uma análise psiconlinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SOARES, Magda. Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

TOLCHINSKY, Liliana. Ler e escrever na diversidade. In: PEREZ, Francisco Carvajal; GARCIA, Joaquim Ramos. (Org.). Ensinar ou aprender a ler e escrever? Porto Alegre: Artmed, 2001.p.137-144.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2014

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)