A prática pedagógica do professor de Língua Inglesa na educação básica: um estudo das dificuldades enfrentadas

Autores

  • Mônica Maria Teixeira Amorim Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) http://orcid.org/0000-0002-3537-2686
  • Stefani Moreira Aquino Toledo Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Rayane Lorena Aquino Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

No presente estudo tencionamos examinar os problemas vividos pelos professores de língua inglesa no desenvolvimento da ação docente na educação básica. Para cumprir tal propósito realizamos uma revisão de literatura sobre o tema. O levantamento, a leitura e análise da literatura produzida sobre as dificuldades de professores permitiu situar com maior rigor teórico os problemas que acometem o professor de língua inglesa no cotidiano das escolas de educação básica destacando-se como principais dificuldades desses professores: a gestão dos diferentes níveis e ritmos de aprendizagem dos alunos, a adoção de uma abordagem comunicativa de ensino, a integração das quatro habilidades, o uso do livro didático e das novas tecnologias no ensino da língua, o grande número de alunos em sala, a carga horária reduzida e a desvalorização do inglês no currículo. Constatamos que esses docentes também se debatem com dificuldades como a indisciplina, a motivação dos alunos, a avaliação da aprendizagem e a relação com os colegas. Os dados levantados reforçam a importância dos currículos dos programas de formação inicial e continuada de professores contemplarem a discussão sobre a complexidade da docência e as dificuldades que permeiam o exercício do magistério. O exame crítico dos problemas que, em geral, fazem parte do trabalho pedagógico dos docentes pode auxiliar os licenciandos e licenciados no enfrentamento de problemas vividos e contribuir com o desenvolvimento de práticas mais significativas de ensino-aprendizagem da língua.

Palavras-chave: Docência. Língua Inglesa. Educação Básica. Dificudades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, M. M. T. A prática pedagógica do professor iniciante: Um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2002. (Dissertação, Mestrado em Educação).

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

LAMPERT, M. How do teachers manage to teach? Perspectives on problems in practice.Harvard Education Review. v.55, n.2, 1985. p. 178-194.

LIMA, Maria de Lourdes Rocha Lima. A memória educativa no projeto de formação de professores do Ensino Superior: o fazer é sobretudo criação. São Paulo, FaE/ Universidade de São Paulo, 1995. (Tese, Doutorado em Educação).

MASCARENHAS, Maria Cristina Braga. O professor de Língua Inglesa face à diversidade discente. Sitientibus, n.37, p.75-87, 2007.

MATTOS, Andréa Machado de Almeida. Percepções de uma professora de Inglês sobre sua aula de aula: uma visão êmica.Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, 2000. (Dissertação, Mestrado em Letras: Linguística Aplicada).

MICCOLI, Laura. Experiências de professores no ensino de língua inglesa: uma categorização com implicações para o ensino e a pesquisa. Linguagem & Ensino, v. 10, n. 1, p. 47-86, 2007.

MICCOLI, Laura. Experiências de professores de língua inglesa em escolas públicas municipais e estaduais no interior de Minas Gerais: narrativas que emocionam. Estudos Anglo-Americanos, n.31, 32, 33, f. 101-117, 2007/2009.

SANTOS, Lucíola Licínio C. P. Dimensões pedagógicas e políticas da formação contínua. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Papirus, 2001, p. 123-136.

SILVA, Maria Celeste Marques da. O primeiro ano de docência: o choque com a realidade. In: ESTRELA, Maria Teresa (Org.) Viver e construir a profissão docente. Portugal: Porto, 1997, p. 51-80.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org). Caminhos da profissionalização do magistério. 2.ed. Campinas-SP: Papirus, 2001.

VEENMAN, S. Perceived problems of beginning teachers.Review of Education Research. v. 54, n.2, 1984. p. 143-178.

Arquivos adicionais

Publicado

20.06.2017

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)