Alfabetização e método global de contos: representações e práticas de professoras montes-clarenses

Autores

Resumo

O artigo é resultante de pesquisa desenvolvida no contexto da História Cultural, abordagem compreendida por Vainfas (1997) como modalidade de pesquisa que tem apreço pelo informal e pela manifestação das massas anônimas sem, no entanto, desconsiderar as manifestações da elite. O estudo tem por objetivo resgatar memórias de professoras alfabetizadoras de Montes Claros – MG, visando compreender representações e práticas produzidas em torno do método global de contos, que passa a ser utilizado em substituição ao método silábico. Pretende-se preencher lacunas da historiografia local identificando dificuldades, problemas ou resistências produzidas para adoção do método global de contos, como também as possíveis vantagens percebidas em torno dessa metodologia de ensino, que representava a modernidade pedagógica na alfabetização por focalizar a compreensão dos textos, desde o início do processo de ensino das habilidades de ler e escrever, em lugar da mera decifração.

Palavras-chave: Alfabetização. Método Global de Contos. Práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Marta Maria. A educação tradicional e a educação nova no ‘Manifesto dos pioneiros’. In: XAVIER, Maria do Carmo (org). Manifesto dos pioneiros da educação: um legado educacional em debate. Rio de Janeiro: editora FGV, 2004. p.131-146.

COOK-GUMPERZ, Jenny. Alfabetização e escolarização: uma equação imutável? In. COOK-GUMPERZ, Jenny (org.). A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artmed, 1991. p. 27-57.

DE LORENZO, Helena Carvalho e COSTA, Wilma Peres da (orgs.) A década de 20 e as origens do Brasil moderno. São Paulo: Editora da UNESP, 1997.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva e MACIEL, Francisca Isabel Pereira. O Livro de Lili em Minas Gerais: hegemonia didática e suas influências. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva e MACIEL, Francisca Isabel Pereira. (org). História da alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT – Séc. XIX e XX). Belo Horizonte: UFMG/FAE, 2006. p. 95-116

GRAFF, Harvey J. Os labirintos da alfabetização: reflexões sobre o passado e o presente da alfabetização. Porto Alegre: Artmed, 1994

MACIEL, Francisca Isabel Pereira. O Livro da Lili em Minas Gerais: hegemonia didática e suas influências. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva e MACIEL, Francisca Isabel Pereira (Org.). História da Alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT – Séc. XIX e XX). Belo Horizonte: Ceale/UFMG/FaE, 2006, p. 66-95.

YAZBECK, D. C. Sacra bandeira e verde louro: algumas práticas dos grupos escolares. In.: ROCHA, M. B. M; YAZBECK, D.C.M (Org.). Cultura e história da educação: intelectuais, legislação, cultura escolar e imprensa. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2009.

VAINFAS, Ronaldo. História das mentalidades e história cultural. In.: CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (Org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p. 127-162

VELOSO, G. M. A missão “desanalfabetizadora” do jornal Gazeta do Norte, em Montes Claros, 1918-1938. Tese de doutorado. Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2008.

VIDAL, D. G e FARIA FILHO, L. M. de. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2016

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)