A mecanização da produção escrita na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Autores

  • Sandra Mara Mendes da Silva Bassani Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gilda de Almeida Bastos Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v18n20art10

Palavras-chave:

Avaliação, Escrita dialógica, Redação do Enem

Resumo

Resumo: Este artigo busca fazer uma reflexão acerca dos mecanismos utilizados para
avaliar a produção textual argumentativa como atividade de linguagem no Exame
Nacional do Ensino Médio. Consolidada no modelo positivista por se tratar de um
paradigma que não privilegia a organização de pensamentos autônomos e sim uma
produção direcionada que se estrutura em um padrão de qualificação próprio, a avaliação
da redação do Enem sustenta-se em um caráter classificatório, sendo um instrumento
pragmático para a atribuição de notas e ranking do ensino público e privado no Brasil. A
metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa que se orienta na análise de
vários documentos disponibilizados pelo Ministério da Educação que tratam desse
processo avaliativo, bem como obras que refletem sobre a escrita de textos. As análises
demonstram um exame mecanizado e destituído de finalidades dialógicas, não
considerando a escrita como princípio comunicativo e nem como forma emancipatória de
expressão.

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Arquivos adicionais

Publicado

19.12.2023