Questões de Matemática do ENEM 2015: erros e dificuldades de aprendizagem

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Resumo

Apresenta-se resultados de uma pesquisa que se desenvolve na UFRN com a finalidade de identificar, caracterizar erros e dificuldades de aprendizagem que podem ser associadas às questões de Matemática da prova do ENEM 2015, realizada por estudantes egressos do Ensino Médio que ingressaram nessa instituição, no ano de 2016. A metodologia aplicada foi a de análise de erros, conferido aos distratores de maior frequência na resposta dos estudantes, obtidas por microdados dessa avaliação, fornecidos pelo INEP. Os resultados mostram muito baixo desempenho dos estudantes quando se trata de erros relacionados às questões que exigem compreensão do conceito, fatos e procedimentos a respeito do tema: conhecimentos de Estatística e Probabilidade, como também de cálculos que envolvam os temas: conhecimentos algébricos e numéricos. De forma geral, esses erros podem ser associados às dificuldades nas medidas de tendência central (médias), onde constata-se uma aprendizagem instrumental dos conceitos, fixando-se apenas na utilização e aplicação de fórmulas ou regras de cálculo. Com relação à Estatística e Probabilidade, os estudos de Pollatsek et al. (1987) apontam que os educandos confundem o acesso de um enunciado em linguagem vigente para linguagem simbólica e vice-versa das probabilidades, com isso revela-se a dificuldade nessas transformações entre as linguagens

Palavras-chave: Matemática. Erros. Dificuldades de aprendizagem. ENEM.

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Publicado

15.01.2019

Como Citar

PONTES, J. .; NÚÑEZ, I. . Questões de Matemática do ENEM 2015: erros e dificuldades de aprendizagem. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 12, n. 14, p. e201902, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/110. Acesso em: 1 dez. 2024.

Edição

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Artigos