A avaliação da aprendizagem em ambientes gamificados: um mapeamento sistemático

Autores

DOI:

10.46551/ees.v19n21art06

Palavras-chave:

Gamificação, Avaliação da Aprendizagem, Ambientes gamificados

Resumo

A Gamificação tem sido considerada como uma metodologia de engajamento dos estudantes que pode ser aplicada em diversos níveis e contextos educacionais. Além do aspecto motivacional, ela se configura como uma ferramenta de avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, este estudo traçou o objetivo de investigar quais estratégias de avaliação da aprendizagem apoiam as práticas pedagógicas que fazem uso da Gamificação. Foi realizado um Mapeamento Sistemático da Literatura, que se apoiou na base de dados da SciELO, Portal de Periódicos da Capes e nos periódicos RENOTE, RBECT e RBIE. Em princípio, foram selecionados 56 artigos, dos quais 7 foram incluídos no mapeamento. Os resultados apontam que há uma fragilidade na análise específica dos métodos de avaliação da aprendizagem em contextos gamificados, sendo comum a associação do processo de avaliação, ao recurso e à metodologia utilizada. Essa lacuna pode nortear novos estudos com ênfase aos processos da avaliação da aprendizagem nestes ambientes.

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Biografia do Autor

Sílvia Mourão Meireles, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul, mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola, pela Escola Superior de Administração (2017), em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2015), em Políticas Públicas em Educação pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2014) e em Direito Educacional pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2014). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2006).

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) e Graduação de Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999). Atualmente é Professor Permanente do Programa de Doutorado/Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP), Professor do Centro Universitário Anchieta - UNIANCHIETA (Jundiaí, SP), e Associado Profissional no Pecege da USP/Esalq (Piracicaba/SP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador (IHC) e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, design e avaliação de interfaces, sistemas de informação geográfica, geoprocessamento, análise de sistemas, UML, UP, ensino-aprendizagem de tecnologias e matemática, conteúdos digitais interativos, objetos de aprendizagem, ambientes virtuais e colaborativos, jogos para o ensino, etc.

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Arquivos adicionais

Publicado

01.07.2024

Como Citar

MOURÃO MEIRELES, Sílvia; SCHIMIGUEL, Juliano. A avaliação da aprendizagem em ambientes gamificados: um mapeamento sistemático. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–16, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7203. Acesso em: 9 out. 2024.