A avaliação da aprendizagem em ambientes gamificados: um mapeamento sistemático
DOI:
10.46551/ees.v19n21art06Palavras-chave:
Gamificação, Avaliação da Aprendizagem, Ambientes gamificadosResumo
A Gamificação tem sido considerada como uma metodologia de engajamento dos estudantes que pode ser aplicada em diversos níveis e contextos educacionais. Além do aspecto motivacional, ela se configura como uma ferramenta de avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, este estudo traçou o objetivo de investigar quais estratégias de avaliação da aprendizagem apoiam as práticas pedagógicas que fazem uso da Gamificação. Foi realizado um Mapeamento Sistemático da Literatura, que se apoiou na base de dados da SciELO, Portal de Periódicos da Capes e nos periódicos RENOTE, RBECT e RBIE. Em princípio, foram selecionados 56 artigos, dos quais 7 foram incluídos no mapeamento. Os resultados apontam que há uma fragilidade na análise específica dos métodos de avaliação da aprendizagem em contextos gamificados, sendo comum a associação do processo de avaliação, ao recurso e à metodologia utilizada. Essa lacuna pode nortear novos estudos com ênfase aos processos da avaliação da aprendizagem nestes ambientes.
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