A avaliação na formação inicial de professores que ensinam Matemática: uma reflexão inicial

Autores

Resumo

Neste artigo, temos por propósito relatar parte de uma pesquisa em desenvolvimento no curso Licenciatura em Matemática do IFSP, objetivando investigar qual o tratamento dado pelos formadores à avaliação escolar para os futuros professores. Duas questões têm direcionado nossos estudos, quais sejam, Em que momento a avaliação é trabalhada em uma licenciatura e qual o tratamento que a contempla? Dá-se mais ênfase à teoria ou à prática? Temos observado na literatura que a avaliação tem ganhado, cada vez mais, destaque no cenário de estudos voltados à educação básica, quando se enfatiza os processos de ensino e de aprendizagem. Alguns autores que estudam essa temática argumentam sobre os modelos avaliativos praticados pelos professores e suas consequências na vida escolar do aluno. Outros, revelam que a postura do professor ao propor instrumentos avaliativos, reflete práticas com as quais teve contato em sua licenciatura. Por ser elemento fundamental nos processos de ensino e de aprendizagem, entendemos ser a formação do professor que ensina Matemática o ponto de partida para que sejam construídas as concepções que propiciem as práticas pedagógicas frente ao processo avaliativo.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Avaliação no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sári Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

CHAVES, Sandramara Matias. Avaliação da aprendizagem no ensino superior. In: MOROSINI, Marília Costa. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2. ed. ampliada. Brasília: Plano Editora, 2001, p. 149-163.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio Apparecido. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Tradução: Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Série Idéias, n. 22. São Paulo: FDE, 1994. p. 51-59.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MARTINS, Maria Cristina; ALMEIDA, Maria Conceição de. Implementação de portfólios na formação inicial de professores de matemática. In: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13, 2002, Lisboa. Actas... SIEM XIII. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática, p. 1-12. Disponível em http://ia.fc.ul.pt/redeic/textos%20teoricos/02-martins.pdf; acesso em 25 fev. 2010, às 16h40.

PIMENTA, Selma Garrido. A Didática como mediação na construção da identidade do professor – uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRE, Marli Eliza D. A.; OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (Org.). Alternativas no ensino de didática. 9ª ed. Campinas: Papirus: 2008, p. 37-69.

SAUL, Ana Maria. Referenciais freireanos para a prática da avaliação. In: Revista de Educação da PUC-Campinas, n. 25. Campinas. 2008, p. 17-24.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2011

Edição

Seção

Artigos