O gênero rap e a construção textual na perspectiva da variação linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v18n20a05

Palavras-chave:

Sociolinguística Variacionista, Variação linguística, Preconceito linguístico, Sequência didática, Gênero rap

Resumo

Este artigo[1] ampara nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista (cf. MARTINS et al, 2022; COELHO et al, 2021), tem como objetivo desenvolver um trabalho com o gênero rap a partir da variação e das variedades linguísticas presentes na língua portuguesa. Com foco numa turma de 9º ano, em escola pública, apresentamos possibilidades de abordagem desse gênero numa perspectiva interativa e dialógica, baseada nas concepções da sequência didática propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que buscam a centralidade do protagonismo dos estudantes na leitura, produção e análise de fenômenos constituintes da língua. Como resultados, espera-se fornecer subsídios aos professores de língua portuguesa para que possam desenvolver um ensino e aprendizagem no sentido de romper com o preconceito linguístico e que as variedades linguísticas de fato sejam abordadas no espaço escolar.

 

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Biografia do Autor

Neusa Inês Philippsen, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Neusa Inês Philippsen. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Curso de Letras) e dos Programas de Mestrado PPGLetras e Profletras – Campus Universitário de Sinop. E-mail: neusa.philippsen@unemat.br. Orcid ID: 0000-0003-0406-3984

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Edenira Matos dos Reis, edenira.reis@unemat.br

Edenira Matos dos Reis. Mestranda em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Professora da Escola Estadual José Alves Bezerra, Mato Grosso, Brasil. E-mail: edenira.reis@unemat.br. Orcid ID: 0000-0001-7211-1373

 

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Tate Vilas Boas de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Tate Vilas Boas de Oliveira. Mestranda em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) Professora da Escola Estadual Querência, Mato Grosso, Brasil. Contato: tate.oliveira@unemat.br. Orcid ID: 0000-0002-9005-3856

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Publicado

25.08.2023

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar