Giro na Leitura:

uma proposta didática de leitura de crônicas para o Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v17n19a03

Palavras-chave:

Crônica, Clube de leitura, Formação do leitor

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta didática que objetiva promover a prática de leitura, por meio de atividades sequenciadas, explorando a interação dos estudantes com o gênero textual crônica, valorizando a compreensão leitora, mediante o uso da intertextualidade na construção dos sentidos dos textos. Questionamos se o trabalho com esse gênero textual, por meio do círculo de leitura proposto por Cosson (2020), poderia possibilitar o desenvolvimento de habilidades leitoras dos estudantes. As teorias sustentadoras deste trabalho são as do Clube de leitura, de Cosson (2020) e a Multimodalidade, de Kress e Van Leeuwen (2010), além dos estudos de Koch (2022) e Bakhtin (1992). Selecionamos seis crônicas, de Luis Fernando Veríssimo e Rubem Braga, para, sob a perspectiva da pesquisa-ação propositiva qualitativa, propormos ações leitoras e produtoras de fotocrônicas. Ressaltamos, assim, a importância dessas atividades, considerando o discurso entremeado pela observação arguta de um autor que fala e atua sobre a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Alves Gonçalves

Professora da rede pública estadual de Minas Gerais; Mestranda do Programa de pós-graduação Mestrado Profissional em Letras – Unimontes. Minas Gerais, Brasil. E-mail: anamaria.alves95@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-1843-6662.

Daniela Rodrigues De Souza

Professora da rede pública estadual de Minas Gerais; Mestranda do Programa de pós-graduação Mestrado Profissional em Letras – Unimontes. Minas Gerais, Brasil. E-mail: danielarodriguesf194@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-9209-0084.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução

de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1992 p. 261-306.

BRAGA, Rubem. Mãe. In: BRAGA, Rubem. A cidade e a roça. Rio de Janeiro: Editora

do Autor, 1964, p. 57.

BRAGA, Rubem. Pedaços de cartas. In: BRAGA, Rubem. O homem rouco: crônicas. Rio

de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1949.

BRAGA, Rubem. Recado ao Sr. 903. In: BRAGA, Rubem. Para gostar de ler. São Paulo:

Ática, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum

Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. MARKHAM, Thom; LARNER, John;

RAVITZ, Jason (Org.). Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores do

ensino fundamental e médio. Tradução de Daniel Bueno. 2. ed. Porto Alegre: Artmed,

BUNZEN, Clecio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto

no ensino médio. In: Bunzen, Clecio; Mendonça, Márcia (orgs.). Português no ensino

médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

CÂNDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e Cultura. São

Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.

COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São

Paulo: Contexto, 2020.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita:

Apresentação de um procedimento. In: Gêneros Orais e Escritos na Escola. Tradução e

organização: ROJO, Roxane; SALES, Glaís. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2

ed. São Paulo: Contexto, 2022.

KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: the modes and media

of contemporany communication. London: Hodder Arnold, 2001.

MORAES, Carla Roselma Athayde. A crônica jornalística brasileira em João do Rio.

RUA, Campinas, SP, v. 28, n. 1, p. 283-294, 2022.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia

Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

ROSA, João Guimarães. Campo Geral. In: ROSA, João Guimarães. Manuelzão e

Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

SABINO, Fernando. O homem nu. 24 ed. Rio de Janeiro: Record, 1984, p. 65-68.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre:

Artmed, 1998.

VERISSIMO, Luis Fernando. Dois mais dois. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Santinho.

São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017, p. 33.

KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2

ed. São Paulo: Contexto, 2022.

KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: the modes and media

of contemporany communication. London: Hodder Arnold, 2001.

MORAES, Carla Roselma Athayde. A crônica jornalística brasileira em João do Rio.

RUA, Campinas, SP, v. 28, n. 1, p. 283-294, 2022.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia

Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

ROSA, João Guimarães. Campo Geral. In: ROSA, João Guimarães. Manuelzão e

Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

SABINO, Fernando. O homem nu. 24 ed. Rio de Janeiro: Record, 1984, p. 65-68.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre:

Artmed, 1998.

VERISSIMO, Luis Fernando. Dois mais dois. In: VERISSIMO, Luis Fernando. Santinho.

São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017, p. 33.

VERISSIMO, Luis Fernando. Lixo. In: VERISSIMO, Luis Fernando. O analista de Bagé.

Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

06.06.2023

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar