A docência no Ensino Superior: reflexões a respeito da prática docente no processo de formação inicial no curso de Pedagogia

Autores

  • Guiomar Damásio Silva Reis Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Edna Guiomar Salgado Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) http://orcid.org/0000-0002-7310-2951

Resumo

O processo educativo tem sua gênese em uma diversidade de fatores internos e externos que interagem entre si e interferem no cotidiano escolar e consequentemente na prática pedagógica.  A docência universitária, responsável pela  formação inicial de professores no curso de Pedagogia, em articulação com a disciplina Didática, se ministrada em articulação com a pesquisa, pode contribuir para a conscientização do acadêmico em processo de formação inicial, ajudando-os na  conscientização  que a escolarização de uma sociedade como a atual tem consequências na mediação entre o saber e o poder uma vez que, a educação nessa nova ordem mundial reveste-se dos aspectos sociais, políticos e econômicos. Nesta concepção de educação, a formação de professores alinha-se a desafios históricos e sociais e, a escola, enquanto instituição de educação formal e sistematizada tem por obrigação tornar acessível a todos a apropriação dos saberes e da cultura universalmente constituídos por meio de uma ação pedagógica que possibilite a reflexividade e a análise crítica do mundo. A partir destas tendências pós-modernas da Educação, este artigo tem como objetivo refletir sobre a docência na universidade, suas contribuições à formação inicial em uma perspectiva de prática ensino articulada a pesquisa, portanto, dotada de criticidade e as contribuições da disciplina Didática para a efetivação da cultura científica dos alunos. As reflexões apresentadas são frutos de enfrentamentos individuais e coletivos, gerados pelo encontro de concepções teóricas e práticas que vivenciamos nos espaços formativos

Palavras-chave: Educação. Didática. Formação de professores.

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Publicado

20.12.2014

Edição

Seção

Artigos