Metacognição e letramento digital:

proposta de intervenção pedagógica com foco na identificação de notícias falsas em contextos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v17n19a02

Palavras-chave:

Estratégias metacognitivas de leitura, Letramento digital , Fake New , Proposta pedagógica de intervenção

Resumo

O presente estudo, realizado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, objetiva relatar e discutir uma proposta de intervenção pedagógica com foco em estratégias de leitura e de letramento digital acionadas por alunos do 9º ano na identificação de notícias falsas em aulas de Língua Portuguesa. A hipótese norteadora foi que, por meio de uma intervenção pedagógica, os discentes são capazes de compreender fatos noticiosos e posicionar-se diante de sua natureza. Para fundamentar a discussão, o referencial teórico embasou-se em Alves Filho (2011), Dell’Isola (2001), Flavell (1976), Kleiman (2000), Solé (1998), Van Dijk (1988), dentre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, uma vez que a proposta é fruto de atividades realizadas com a mencionada turma. Constatou-se, pois, que os alunos tiveram êxito na identificação de notícias falsas, quando aliaram estratégias de leitura às atividades práticas com foco no letramento digital.

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Biografia do Autor

Bárbara Olímpia Ramos de Melo, UNIVERSIDADES ESTADUAL DO PIAUÍ

Bárbara Olímpia Ramos de Melo é Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É docente da graduação e do Programa da Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí.

Gerson Sousa Félix Teixeira, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); em Linguística Aplicada pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI) e em Literatura e Outras Linguagens pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Teresina (FACET). Graduado em Pedagogia e em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Pedagogo efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Luís Correia (PI). 

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Arquivos adicionais

Publicado

05.06.2023

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar