Letramento literário no Ensino Fundamental:

uma sequência básica com a obra A face oculta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v17n19a04

Palavras-chave:

Letramento literário, Literatura juvenil, Competência leitora, Ensino Fundamental, Bullying

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), finalizada em março de 2023. A partir da constatação de que grande parte dos estudantes matriculados nos oitavos anos, embora decodificasse a escrita, demonstrava considerável falta de compreensão dos textos lidos, conforme dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)-2018 e da Prova Brasil-2019, elaboramos um material pedagógico a partir da obra A face oculta: uma história de bullying e cyberbullying, de Maria Tereza Maldonado, apoiado nas etapas sugeridas pela “sequência básica” desenvolvida por Cosson (2009): motivação, introdução, leitura e interpretação. A proposta didática objetiva tanto desenvolver o letramento literário quanto discutir um tema pertinente ao universo adolescente e escolar, o bullying.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Pascolati, Universidade Estadual de Londrina

Doutora Sonia Pascolati, professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná, Brasil. E-mail: sopasco@hotmail.com. Orcid: 0000-0003-1684-346X.

Ronnie Roberto Campos, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: ronrocam@gmail.com. Orcid: 0009-0009-8743-7689

Referências

BECK, Alexandre. Armandinho. 20 out. 2018. Disponível em: https://www.facebook.com/tirasarmandinho/posts/d41d8cd9/2182868295091798/. Acesso em: 22 mar. 2023.

BECK, Alexandre. Armandinho. 15 set. 2014. Disponível em: https://www.educabras.com/redacao/pormenor/vestibular/redacao_unioeste_2015. Acesso em: 22 mar. 2023.

BEZERRA, Francislene Fernandes; ALVES, Maria da Conceição; SALES, Wisla Barbosa da. A importância do letramento para as práticas alfabetizadoras. Id on Line - Revista de Psicologia, Jaboatão dos Guararapes, vol.14, n. 49, p. 698-706, fev. 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Relatório SAEB 2019: volume 1: 5.º a 9.º anos do Ensino Fundamental e séries finais do Ensino Médio. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Brasília: INEP, 2021.

BRASIL. Lei n.º 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Brasília: Diário Oficial da União, seção 1, p. 01, 9 nov. 2015.

CAMPOS, Ronnie Roberto. Literatura juvenil e competência leitora: uma proposta de letramento literário com a obra A face oculta. 2023. vol. 1. 115f. Dissertação (Mestrado em Letras). PROFLETRAS - Programa de Mestrado Profissional em Letras. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2023.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

COUTINHO, Dimítria. PISA 2018: como os resultados podem contribuir para a melhoria da Educação no Brasil? Revista Nova Escola, 03 dez. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18738/pisa-2018-como-os-resultados-podem-contribuir-para-a-melhoria-da-educacao-no-brasil. Acesso em: 25 mar. 2023.

DIONÍSIO, Angela Paiva (org.). Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipa Comunicação, 2014.

KLEIMAN, Angela (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

KLEIMAN, Angela. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, A. B.; SIGNORINI, I. (org.). O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 223-243.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2011.

MALDONADO, Maria Tereza. A face oculta: uma história de bullying e cyberbullying. Ilustrações Manuela Eichner. São Paulo: Todas as Letras, 2018.

MALDONADO, Maria Tereza. A face oculta: uma história de bullying e cyberbullying. Manual do Professor. São Paulo: Todas as Letras, 2018a.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa. 20. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2008.

PINHEIRO, Alexandra Santos. O ensino de literatura: a questão do letramento literário. In: GONÇALVES, Adair Vieira; PINHEIRO, Alexandra Santos; LEAL, Rosa Myriam Avellaneda (org.). Leitura e escrita na América Latina: teoria e prática de letramento(s). Dourados: Editora da UFGD, 2011. p. 37-57.

ROJO, Roxane. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando? In: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Roxane Helena Rodrigues (coord.). Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Coleção Explorando o Ensino, v. 19, p. 15-36.

TOLENTINO, Jéssica Mariana Andrade. A leitura para crianças e jovens sob coerções: uma análise crítica do PNLD Literário. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

TREVISAN, Dalton. Eis a primavera. In: Vozes do retrato: quinze histórias de mentiras e verdades. 3. ed. rev. São Paulo: Ática, 1993. p. 16-18.

TREVISAN, Dalton. Uma vela para Dario. In: Vozes do retrato: quinze histórias de mentiras e verdades. 3. ed. rev. São Paulo: Ática, 1993. p. 25-26.

ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Fanfics – um caso de letramento literário. Hoje. Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 29-33, abr./jun., 2008.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

06.06.2023

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar