A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA E ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO
Palabras clave:
Escolarização indígena, Educação diferenciada, CurrículoResumen
Este trabalho se constituiu em um esforço de analisar, refletir e discutir alguns aspectos acerca da escolarização indígena, a partir da chamada “educação diferenciada”, estabelecida no Brasil com a promulgação da Constituição Federal de 1988. O trabalho está organizado a partir de um breve Histórico da Educação Indígena no Brasil, contemplando os principais dispositivos constantes na legislação brasileira que conformam, nos dias de hoje, o que tem sido proclamado como o direito a uma educação diferenciada, por vezes assim denominada, por outras, denominada, de educação bilíngue e intercultural. Assim, discutiu-se a “escola diferenciada” e a sua disseminação a partir dos autores: TASSINARI, Antonella; LASMAR, Cristiane; ANDRADE, Karenina; FRANCHETTO, Bruna; GRUPIONI (2008) dentre outros. Pretendemos organizar esta discussão a partir de um breve Histórico da Educação Indígena no Brasil, contemplando os principais dispositivos constantes na legislação brasileira que conformam, nos dias de hoje, o que tem sido proclamado como o direito a uma educação diferenciada, por vezes assim denominada, por outras, denominada, de educação bilíngue e intercultural.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Karen Tôrres C. Lafetá de Almeida, Naiara Vieira Silva Ivo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.







.png)
.png)




.png)








