Precarização da docência do ensino superior: Flexibilização e intensificação do trabalho docente

Precarification of higher education teaching: Flexibilization and intensification of teaching work

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v28n2p204-225

Palavras-chave:

Docente de Ensino Superior, Precarização, Flexibilização

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa da dissertação de mestrado intitulada Precarização das relações de trabalho no ensino superior: as condições de trabalho dos docentes temporários da Universidade Estadual de Montes Claros. A precarização em relação ao trabalho docente é vista como um processo de alterações que resultam na intensificação da carga horária, diversificação e inclusão de novas atividades, perda da autonomia dos professores por meio do controle da instituição e, ainda, na contratação em acordos jurídicos flexíveis, sem garantias ou direitos trabalhistas, em vínculos de trabalho vulneráveis. O presente artigo tem como ponto de partida as transformações do ensino superior ocorridas desde a década de 1970. Discute-se sobre a profissionalização e proletarização da categoria, a intensificação, flexibilização de vínculos e pondera sobre os aspectos da pandemia pela COVID-19, em seus presumíveis e diversos impactos sobre o trabalho docente. O texto adota a revisão de literatura para embasar suas análises e buscar atingir seu objetivo de apresentar, como resultado de seus estudos, os conceitos e as dimensões da precarização do trabalho docente no ensino superior nas últimas décadas.

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Biografia do Autor

Aurora Maria Morais, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestra em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) – Campus Montes Claros. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0680-4435. E-mail: auroramariamorais@gmail.com.

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

MORAIS, A. M. Precarização da docência do ensino superior: Flexibilização e intensificação do trabalho docente: Precarification of higher education teaching: Flexibilization and intensification of teaching work. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 204–225, 2023. DOI: 10.46551/issn2179-6807v28n2p204-225. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/5507. Acesso em: 19 abr. 2024.