Autobiografia: Uma trajetória acadêmica kaiowá e guarani

Che reko ypy ete: Temiguata ava reko nhemombeypy ambue tavyterã/kaiowá e guarani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v28n2p79-99

Palavras-chave:

Trajetória Indígena, Formação Acadêmica, Aprendiz Indígena, Kaiowá e Guarani, Autobiografia

Resumo

Neste texto descrevo minha trajetória acadêmica de formação nos dois caminhos, na universidade e nos conhecimentos indígenas kaiowá e guarani. Na universidade estive em dois cursos de formação de professores. Cursei pedagogia em uma faculdade particular e conclui a Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados. Mostro as diferenças entre as duas graduações a partir de minha trajetória e da formação contínua do ser aprendiz da escola xamânica dos indígenas tavyterã/kaiowá e guarani, experiência valorizada na Licenciatura Intercultural e no mestrado em Antropologia Social. Ao final, trato das monografias de outros pesquisadores kaiowá que já passaram pelo ritual da academia. Cada um teve a sua própria trajetória, diferente uns dos outros, e seu modo de produzir na academia. Eu também entro nesse grupo de pesquisadores indígenas e continuo a caminhada de ser o aprendiz dos saberes de coletivos de sábios e sábias kaiowá e guarani.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Benites, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2652-5836. E-mail: benites@discente.ufg.br.

Referências

BENITES, Antonio Carlos. Mba’e kuaa vusu/nhane Ramoî Jusu Papa Há Nhande Ru Vusu Rembiapo: a topolologia do cosmo Kaiowá e da Construção de Donos e Guardiões dos conheciementos. Dissertação (Mestrado em antropologia) - Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, 2022.

BENITES, Tonico. Rojeroky hina ha roike jevy tekohape (Rezando e lutando): o movimento histórico dos Aty Guasu dos Ava Kaiowa e dos Ava Guarani pela recuperação de seus tekoha. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – UFRJ/MN. Rio de Janeiro, 2014.

JOÃO, ISAQUE. Jakaira Reko Nheypyrũ Marangatu Mborahéi: origem e fundamentos do canto ritual Jerosy Puku entre os Kaiowá de Panambi, Panambizinho e Sucuri’y, Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado em História) – UFGD, Dourados, 2011.

LESCANO, Claudemiro Pereira. 2016. Tavyterã Reko Rokyta: os pilares da educação guarani kaiowá nos processos próprios de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) – UCDB. Campo Grande, 2016.

PEREIRA, Levi Marques. “A criança kaiowa, o fogo doméstico e o mundo dos parentes: espaços de sociabilidade infantil”. Anais do Encontro Anual da Anpocs, 2008.

VALIENTE, Celuniel Aquino. Modos de produção de coletivos kaiowá na situação atual da Reserva de Amambai, MS. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – UFGD, Dourados, 2019

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

BENITES, A. C. Autobiografia: Uma trajetória acadêmica kaiowá e guarani: Che reko ypy ete: Temiguata ava reko nhemombeypy ambue tavyterã/kaiowá e guarani. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 79–99, 2022. DOI: 10.46551/issn2179-6807v28n2p79-99. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6119. Acesso em: 29 jan. 2023.