Contribuições da pedagogia freiriana para a formação de professores: Uma análise dos projetos pedagógicos das Licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais - IFNMG

Contributions of Paulo Freire's Pedagogy: An analysis of Pedagogical Projects of Undergraduate Degrees of The Federal Institute Of Education, Science And Technology Norte de Minas Gerais – IFNMG to Teacher Training

Autores

  • Hellen Vivian Moreira dos Anjos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Mônica Maria Teixeira Amorim Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Fernando Barreto Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais (IFNMG)

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v27n2p88-111

Palavras-chave:

Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, Licenciaturas IFNMG, Projetos Pedagógicos, Formação Docente

Resumo

O objetivo central deste artigo é analisar os desenhos curriculares e a contribuição do pensamento de Paulo Freire nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) das Licenciaturas ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais (IFNMG). A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, pois foram priorizadas a pesquisa e a análise documental para uma melhor compreensão dos documentos a partir de seus desenhos curriculares. O artigo está estruturado em duas partes: a primeira parte contempla a discussão acerca da formação de professores, currículo e contra - hegemonia, tendo a sociedade capitalista como palco dessa análise e a proposta de formação docente de Paulo Freire como um paradigma contra-hegemônico, capaz de reagir criticamente aos modelos dominantes de formação. Na segunda parte foi realizada a análise dos PPCs das Licenciaturas do IFNMG, a partir da identificação de categorias freirianas nesses projetos de curso.

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Biografia do Autor

Hellen Vivian Moreira dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Professora de Didática e Fundamentos da Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais - IFNMG. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. E-mail: hellen.anjos@ifnmg.edu.br – ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3070-6210.

Mônica Maria Teixeira Amorim, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Professora do Programa de Pós–Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. E-mail: monica.amorim@unimontes.br – ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3537-2686.

Fernando Barreto Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Professor de Biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais - IFNMG. E-mail: fernando.barreto@ifnmg.edu.br – ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-1754-0447.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Moreira dos Anjos, H. V., Teixeira Amorim, M. M., & Barreto Rodrigues, F. (2021). Contribuições da pedagogia freiriana para a formação de professores: Uma análise dos projetos pedagógicos das Licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais - IFNMG: Contributions of Paulo Freire’s Pedagogy: An analysis of Pedagogical Projects of Undergraduate Degrees of The Federal Institute Of Education, Science And Technology Norte de Minas Gerais – IFNMG to Teacher Training. Revista Desenvolvimento Social, 27(2), 88–111. https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v27n2p88-111