Ações afirmativas na pós-graduação e povos indígenas no estado do Rio de Janeiro

Affirmative actions in postgraduate studies and indigenous peoples in the state of Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v28n2p100-124

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Pós-graduação, Indígenas, Rio de Janeiro, Educação

Resumo

No presente artigo, busca-se contribuir para a discussão sobre a presença de estudantes indígenas na pós-graduação stricto sensu, com foco em programas de pós-graduação em educação das cinco principais universidades públicas localizadas no estado do Rio de Janeiro. Na primeira parte, analisam-se os editais de seleção dos anos de 2019, 2020 e 2021 desses programas, apontando certas características e procedimentos das políticas de ação afirmativa para os candidatos indígenas, identificando elementos que podem facilitar ou dificultar tal presença. Na segunda parte, com base na narrativa de uma das autoras que é a primeira indígena a ingressar por ações afirmativas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, problematiza-se a invisibilidade dos povos indígenas no estado do Rio de Janeiro, principalmente dos que vivem em contexto urbano, e como essa realidade se reflete no direito ao acesso de políticas públicas diferenciadas e interculturais, sobretudo na educação superior. Identificam-se processos de abertura à presença de estudantes e intelectuais indígenas na universidade, mas que convivem com mecanismos institucionais racistas e excludentes, que precisam ser questionados.

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Biografia do Autor

Marize Vieira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Para Reté, da etnia Guarani. Presidente da Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM), Coordenadora do Instituto dos Saberes dos Povos Originários - Aldeia Jacutinga, Professora de História, Doutoranda em Educação pela UFF. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7740-6047. E-mail: marizemulher@gmail.com

Ricardo Sant’ana Felix dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. ORCID: 0000-0002-4611-7058. E-mail: rs_felix@ufrrj.br

Daniel Ganzarolli Martins, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorando em Educação pela UFF, professor efetivo de Ciências da rede municipal de Maricá (RJ). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5113-9745. E-mail: danielgmk9@gmail.com

Mariana Paladino, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS), Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0671-0260. E-mail: marianapaladino@id.uff.br

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

VIEIRA DE OLIVEIRA, M.; FELIX DOS SANTOS, R. S.; GANZAROLLI MARTINS, D.; PALADINO, M. Ações afirmativas na pós-graduação e povos indígenas no estado do Rio de Janeiro: Affirmative actions in postgraduate studies and indigenous peoples in the state of Rio de Janeiro. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 100–124, 2022. DOI: 10.46551/issn2179-6807v28n2p100-124. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6120. Acesso em: 29 mar. 2024.

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