Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. Apresentação

A Revista Desenvolvimento Social (RDS) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/Unimontes).

2. Política editorial

2.1. Mestrado completo é a titulação mínima exigida para os/as autores/as. Excepcionalmente serão aceitas colaborações enviadas por mestrandos/as (quando em coautoria com mestres ou doutores).

2.2. Além de trabalhos em português, a revista aceita também contribuições em inglês, espanhol e francês.

2.3. A revista recebe, apenas, textos de no máximo 2 coautores. 

2.3.1. Não serão avaliadas eventuais submissões de autores/coautores que tiveram publicação na RDS nos dois anos anteriores ao número vigente. 

2.4. Cada autor/co-autor poderá submeter apenas um texto por vez para ser avaliado. Em caso de submissão de duas ou mais propostas, será considerada para fins de avaliação apenas a primeira.

2.5. A RDS aceita trabalhos inéditos sob a forma de artigos, ensaios e resenhas de livros. Será priorizada a publicação de contribuições oriundas de pesquisas desenvolvidas no âmbito da área Interdisciplinar da CAPES. Também são aceitas submissões provenientes de áreas disciplinares, sobretudo a partir de investigações de temáticas caras às Ciências Humanas e Sociais.

2.6. Os trabalhos deverão ser apresentados originalmente à revista.

2.7. A decisão sobre a publicação cabe à Comissão Editorial, que recusará preliminarmente os trabalhos que não se adequarem ao escopo e às normas da revista. Os que atenderem a tais requisitos serão enviados a pareceristas externos, seguindo o sistema blind review, em que as identidades do autor e dos pareceristas são mutuamente omitidas.

2.8. Os pareceristas podem indicar:

a) a publicação do trabalho em sua forma atual;

b) a publicação com modificações pontualmente sugeridas;

c) a recusa da publicação.

2.9. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição.

2.10. Direitos e responsabilidade autorais: com o envio de seus trabalhos, os autores cedem integralmente seus direitos autorais à Revista Desenvolvimento Social. A revista não está obrigada a devolver os originais recebidos. As afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

3. Envio dos trabalhos

3.1. O trabalho deverá ser submetido pelo sítio da Revista (http://www.periodicos.unimontes.br/argumentos/about/submissions). Neste caso, o autor deve seguir as instruções contidas em “Submissões Online”.

4. Formatação dos trabalhos

4.1. Colaborações devem ser digitadas em Word ou programa compatível.

4.2. Os textos devem ter espaço 1,5, fonte Calibri, tamanho 12. As notas devem vir em rodapé (e não ao final do texto), e em fonte Calibri, tamanho 10.  As citações diretas com mais de três linhas, no texto, devem ser destacadas com recuo 3, tamanho 11, sem aspas, em espaço 1,15.

4.3. As figuras e tabelas devem estar inseridas no texto, e não na forma de anexos.

4.4. Artigos devem conter, obrigatoriamente, entre 6 mil e 10 mil palavras (incluindo título, notas de rodapé e bibliografia). Resenhas de livros devem ter até 3.000 palavras (incluindo título, notas de rodapé e bibliografia).

4.5. Os artigos e ensaios devem conter versões do título em português, inglês e espanhol sendo acompanhados de um resumo contendo entre 150 e 200 palavras, em português, inglês e espanhol contendo de forma clara uma síntese de propósitos, dos métodos empregados e das principais conclusões do trabalho, além de cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol (separadas por ponto e vírgula).

4.6. Os artigos, ensaios e resenhas devem conter, também, informações sobre a autoria do artigo (tais como, os seguintes metadados: nome completo sem abreviações, titulação acadêmica, filiação institucional, programa de pós-graduação stricto-sensu ao qual se vincula, cargo que ocupa, e-mail e número de registro ORCID).

4.7. Citações bibliográficas no próprio texto deverão seguir a forma (Autor, data, página).

4.8. Ao final do artigo deverão ser listadas as referências bibliográficas, em ordem alfabética, observando-se as regras exemplificadas nos modelos abaixo:

Livro:

LÉVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982.

Capítulo de livro:

JOSEPH, Isaac. “A respeito do bom uso da Escola de Chicago”. In: VALLADARES, Lícia do Prado (Org.). A Escola de Chicago: impacto de uma tradição no Brasil e na França. Belo Horizonte/Rio de Janeiro, Ed. UFMG/IUPERJ, 2005 [1998], p. 93-128.

Artigo em periódico:

FELTRAN, Gabriel de Santis. “Governo que produz crime, crime que produz governo: o dispositivo de gestão do homicídio em São Paulo (1992-2011)”. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 6, p. 232-255, 2012.

5. Modelo de formatação

5.1. Clique aqui para baixar o modelo de formatação de texto.

6. Demais considerações

6.1. Não serão aceitos artigos, ensaios ou resenhas fora das normas estipuladas acima. Recomenda-se seguir o modelo disponibilizado no tópico 5.1.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

A. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a  Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0).

B. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.