Avaliação da aprendizagem na educação superior: um desafio a ser enfrentado

Autores

  • Regina de Souza Alves Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas
  • Sílvia Helena Mendonça de Moraes Fiocruz Mato Grosso do Sul
  • Adriana Katia Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v18n20art11

Palavras-chave:

Educação superior, Avaliação educacional, Universidades

Resumo

Resumo: A avaliação da aprendizagem vem se configurando como um desafio para
professores, alunos e gestão, pois, assim como a educação, não se trata de uma ação
neutra, mas, ao contrário, está impregnada de sentidos, interesses e valores,
consubstanciada em uma visão de ser humano, de mundo e de sociedade que a
fundamente. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem está localizada em um cenário
de múltiplas dimensões (política, pedagógica, social e econômica), havendo diferentes
intencionalidades que podem afastá-la do objetivo de contribuir para a efetiva
aprendizagem e a formação humana, tendo em vista a construção de uma sociedade justa,
democrática e digna. Este artigo apresenta uma sistematização de concepções que podem
contribuir para a compreensão do processo de avaliação na educação superior como um
desafio, com a intenção de fortalecer a perspectiva emancipadora da educação e a
necessidade da construção de projetos pedagógicos como instrumentos de resistência,
bem como dos espaços coletivos de formação docente.

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22.12.2023