Avaliação da aprendizagem na educação superior: um desafio a ser enfrentado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v19n21art01

Palavras-chave:

Educação superior. , Avaliação educacional, Universidades.

Resumo

Resumo: A avaliação da aprendizagem vem se configurando como um desafio para professores, alunos e gestão, pois, assim como a educação, não se trata de uma ação neutra, mas, ao contrário, está impregnada de sentidos, interesses e valores, consubstanciada em uma visão de ser humano, de mundo e de sociedade que a fundamente. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem está localizada em um cenário de múltiplas dimensões (política, pedagógica, social e econômica), havendo diferentes intencionalidades que podem afastá-la do objetivo de contribuir para a efetiva aprendizagem e a formação humana, tendo em vista a construção de uma sociedade justa, democrática e digna. Este artigo apresenta uma sistematização de concepções que podem contribuir para a compreensão do processo de avaliação na educação superior como um desafio, com a intenção de fortalecer a perspectiva emancipadora da educação e a necessidade da construção de projetos pedagógicos como instrumentos de resistência, bem como dos espaços coletivos de formação docente.

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Biografia do Autor

Regina de Souza Alves, Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - SEUNE

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), 2022. Mestra em Bioética e Aspectos Jurídicos da Saúde em Universidade Del Museo Social Argentino em Buenos Aires (2014) e Enfermeira pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), 1996. Vasta experiência na área de Educação em Saúde, como Enfermeira assistencial, de Unidade de Emergência e Unidade Básica de Saúde. Atualmente atuando como Enfermeira na Gerência de Doenças Crônicas na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió/AL e docente na Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - SEUNE.

Sílvia Helena Mendonça de Moraes, Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia (UFMS) e Psicologia (UCDB). Mestre em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental (EERP/USP). É especialista em Saúde Mental (ENSP/FIOCRUZ) e em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (IEP). Atuou na Coordenação Pedagógica da Escola Técnica do SUS de Mato Grosso do Sul (2002 a 2014), foi docente do curso de especialização em Saúde Pública (ESP/MS) e tutora no curso de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (UFMS/UNA-SUS). Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz Mato Grosso do Sul (FIOCRUZ MS) e Coordenadora do curso de especialização em Saúde da Família (FIOCRUZ MS/UNA-SUS). Possui experiência profissional em Educação na Saúde e Saúde Coletiva, com enfoque nas seguintes temáticas: Formação dos profissionais da saúde, incluindo a formação técnica de nível médio; Educação Permanente em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Saúde Mental.

Adriana Katia Corrêa, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professora associada do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP - Universidade de São Paulo, atuando especificamente no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na interface com a área de educação - Formação de profissionais e de professores, no âmbito do ensino superior e da educação profissional técnica de nível médio, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, educação profissional em saúde e enfermagem e formação de professores na área da saúde. 

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Publicado

26.04.2024